Cientista angolana na lista dos melhores do mundo

A cientista angolana Teresa Matoso Victor foi reconhecida como uma das melhores do mundo pela instituição AstraAsia. Ela é doutora em Engenharia Química pela Universidade de Newcastle e actualmente é professora sênior de Engenharia Química no ISPTEC, em Luanda. Ao longo de duas décadas de trabalho, recebeu diversos prêmios e reconhecimentos por suas contribuições na área científica.

No ano passado, Teresa Matoso foi premiada pelo seu trabalho na pesquisa, produção e avaliação de antibióticos. Também desenvolveu dois antibióticos, "Prodigiosina e "Actinorodina", utilizando uma cultura microporosa sob fermentação em estado sólido. Esse trabalho rendeu-lhe o Prêmio Internacional de Melhor Pesquisa Química e Desenvolvimento de Antibióticos.

Teresa Matoso destacou que todos os prêmios e reconhecimentos que recebeu são resultado do seu engajamento na pesquisa científica. Suas publicações ganharam notoriedade e reconhecimento a nível mundial, solidificando sua posição como uma referência nacional no campo das ciências.