Tales de Mileto


Todos os factos que serão colocados a seguir foram retirados da biografia mais antiga sobre os filósofos da antiguidade. Tal biografia é obra do doxógrafo chamado Diógenes Laércio. O título da obra é Vidas e Doutrinas dos Filósofos Ilustres. A seguir, são colocadas informações e factos engraçados sobre a vida de Tales de Mileto, o primeiro filósofo grego.

1. “Aristóteles e Hípias afirmam que, raciocinando a partir da pedra-ímã e do âmbar, Tales atribuiu uma alma até a objectos inanimados. Panfile assevera que, tendo aprendido geometria com os egípcios, Tales foi o primeiro a inscrever um triângulo equilátero num círculo, e por essa descoberta sacrificou um boi” [P. 19].

2. “Conta-se também a história segundo a qual [a mãe de Tales] tentou induzi-lo a casar-se e ele respondeu que era muito cedo, e quando ela voltou a pressioná-lo, posteriormente, o filósofo ponderou que já era tarde demais” [P. 19].

3. Tales dizia que a morte não é diferente da vida. “Então por que não morres?”, alguém perguntou a Tales. “Porque não faz diferença”, respondeu Tales (Cf. P. 22).

4. “Quando lhe perguntaram quem era mais velho, o dia ou a noite, ele respondeu: <<A noite é mais velha por um dia>>” [P. 22].

5. “Quando lhe perguntaram qual era a coisa mais rara que ele já vira, sua resposta foi: <<um tirano idoso>>” [P. 22].

6. Tales de Mileto morreu de calor e sede quando assistia a uma competição atlética (Cf. P. 22).

BIBLIOGRAFIA


DIÓGENES LAÉRCIO. (2008). Vidas e Doutrinas dos Filósofos Ilustres. Brasília, Universidade de Brasília.