• Leia mais
    No filtrado glomerular, algumas substâncias úteis ao nosso organismo, como a glicose, saem dos álveos em direção à cápsula renal. Entretanto, essas substâncias são reabsorvidas na região do néfron denominada: A. glomérulo renal. B. cápsula renal. C. túbulo renal. D. bexiga. E. uretra.
    0 Respostas 0 Compartilhamentos
  • Leia mais
    A urina é um líquido que tem a função de excretar substâncias do nosso corpo. Sua composição é 95% água e 5% de resíduos dissolvidos, como ureia, amônia, ácido úrico e sais minerais. A sequência correta que indica as etapas de formação de urina no organismo é: a) Solubilização, Filtração, Reabsorção e Eliminação. b) Secreção, Solubilização, Filtração e Excreção. c) Filtração, Reabsorção, Secreção e Excreção. d) Eliminação, Concentração, Filtração e Excreção.
    0 Respostas 0 Compartilhamentos
  • Sobre o sistema urinário feminino e masculino é correto afirmar que:

    a) O sistema urinário feminino e masculino são idênticos.
    b) O sistema urinário feminino e masculino diferem na quantidade de vias urinárias.
    c) O sistema urinário feminino e masculino diferem no tamanho da uretra.
    d) O sistema urinário feminino e masculino apresentam as mesmas funções.
    Sobre o sistema urinário feminino e masculino é correto afirmar que: a) O sistema urinário feminino e masculino são idênticos. b) O sistema urinário feminino e masculino diferem na quantidade de vias urinárias. c) O sistema urinário feminino e masculino diferem no tamanho da uretra. d) O sistema urinário feminino e masculino apresentam as mesmas funções.
    0 Respostas 0 Compartilhamentos
  • Indique qual das alternativas a seguir NÃO apresenta uma função do sistema urinário.

    a) Filtração do sangue para remoção de impurezas.
    b) Condução, armazenamento e excreção da urina.
    c) Manutenção da concentração de água e sais minerais no organismo.
    d) Regulação da quantidade de sangue que circula no corpo.
    Indique qual das alternativas a seguir NÃO apresenta uma função do sistema urinário. a) Filtração do sangue para remoção de impurezas. b) Condução, armazenamento e excreção da urina. c) Manutenção da concentração de água e sais minerais no organismo. d) Regulação da quantidade de sangue que circula no corpo.
    0 Respostas 0 Compartilhamentos
  • Leia mais
    A condução da urina para o meio externo pode ser explicada por: a) Movimentos peristálticos que levam a urina dos rins até à uretra para que seja eliminada. b) Presença de receptores na bexiga que indicam quando um volume máximo de urina é atingido e abre-se passagem para que o fluido seja direcionado para excreção pela uretra. c) Excesso de sangue nos órgãos do sistema urinário, que sinaliza a liberação de urina pelo ureter. d) Elevação da concentração de plasma nas vias urinárias do sistema urinário.
    0 Respostas 0 Compartilhamentos
  • 0 Respostas 0 Compartilhamentos
  • 1
    0 Respostas 0 Compartilhamentos
  • Colocando, na mesma solução, os electrólitos Na2S (KbS²- = 8,3 x 10^-2 M e NH4CI (KaNH4+ = 5,8 x 10^-10 M, a reacção que
    ocorrerá entre eles é:
    A. Na2S(aq) + 2NH4Cl(aq) → (NH4)2S(aq) + 2NaCl(aq)
    B. Na2S(aq) + 2NH4Cl(aq) →2NH3↑ + H2S↑ + 2NaCl(aq)
    C. Na2S(aq) + 2NH4Cl(aq) →NaNH4S(aq) + NaCl(aq)
    D. Nenhuma das alternativas (não haverá reacção)
    Colocando, na mesma solução, os electrólitos Na2S (KbS²- = 8,3 x 10^-2 M e NH4CI (KaNH4+ = 5,8 x 10^-10 M, a reacção que ocorrerá entre eles é: A. Na2S(aq) + 2NH4Cl(aq) → (NH4)2S(aq) + 2NaCl(aq) B. Na2S(aq) + 2NH4Cl(aq) →2NH3↑ + H2S↑ + 2NaCl(aq) C. Na2S(aq) + 2NH4Cl(aq) →NaNH4S(aq) + NaCl(aq) D. Nenhuma das alternativas (não haverá reacção)
    0 Respostas 0 Compartilhamentos
  • Leia mais
    1,5L de uma solução com título de massa 0,01 NaOH, em que o soluto se encontra 100% dissociado, a 0ºC (R=0,082 atm.l÷mol.K) a pressão osmótica é de? (ArH=1 u.m.a; ArO=16 u.m.a; ArNa=40 u.m.a). A 11,312272 atm B 11,312272 g C 15,152 atm D 15,152 g Haverá respostas correcta? Resolvi considerando densidade da solução como 1 g/mL e consegui obter a molaridade: M = (10 . % • d) / MM M = (10 • 1 • 1) / 40 M = 0,25 mol/L calculei o fator de van't (i) i = 2 usei a fórmula Π= [ ]RTi Π= 0,25 M . 0,082 atm.L/K.mol • 273 • 2 Π= 11,193 atm
    0 Respostas 0 Compartilhamentos
  • O cloreto de sódio, NaCl é o principal componente do sal de cozinha. O sal de cozinha é obtido pela evaporação da água do mar ao sol. No dia-a-dia o sal de cozinha é usado como condimento na culinária mas também faz parte da composição do soro fisiológico usado na medicina.
    Com o intuito de preparar uma solução de sal cozinha para o uso doméstico, um estudante de Química dissolveu exactamente 11,70 g do sal de cozinha em água suficiente para formar 1 L de solução. Considerando uma dissociação a 100%. Determine o número de iões presentes na solução.
    (MM = 58,5 g/mol e NA = 6,02 x 10^23).
    O cloreto de sódio, NaCl é o principal componente do sal de cozinha. O sal de cozinha é obtido pela evaporação da água do mar ao sol. No dia-a-dia o sal de cozinha é usado como condimento na culinária mas também faz parte da composição do soro fisiológico usado na medicina. Com o intuito de preparar uma solução de sal cozinha para o uso doméstico, um estudante de Química dissolveu exactamente 11,70 g do sal de cozinha em água suficiente para formar 1 L de solução. Considerando uma dissociação a 100%. Determine o número de iões presentes na solução. (MM = 58,5 g/mol e NA = 6,02 x 10^23).
    0 Respostas 0 Compartilhamentos