• A reunião de Concílio de Trento (1545-1562), aconteceu sob gestão de:
    Pergunta 23Resposta

    a.
    Papa Leão III;

    b.
    Papa Paulo II;

    c.
    Papa João II;

    d.
    O Papa Francisco I.
    A reunião de Concílio de Trento (1545-1562), aconteceu sob gestão de: Pergunta 23Resposta a. Papa Leão III; b. Papa Paulo II; c. Papa João II; d. O Papa Francisco I.
    0 Respostas 0 Compartilhamentos
  • No contexto da Baixa Idade Média, a rotatividade trienal se referia:
    Pergunta 27Resposta

    a.
    A obrigatoriedade de trabalhar três meses de graça para a Igreja Católica.

    b.
    A um sistema de rotação do solo como forma de garantir maior produtividade do plantio.

    c.
    A um imposto trienal cobrado dos servos nos feudos.

    d.
    A obrigação de prestar contas dos ganhos à Igreja Católica a cada três meses.
    No contexto da Baixa Idade Média, a rotatividade trienal se referia: Pergunta 27Resposta a. A obrigatoriedade de trabalhar três meses de graça para a Igreja Católica. b. A um sistema de rotação do solo como forma de garantir maior produtividade do plantio. c. A um imposto trienal cobrado dos servos nos feudos. d. A obrigação de prestar contas dos ganhos à Igreja Católica a cada três meses.
    0 Respostas 0 Compartilhamentos
  • Na Inglaterra, a reforma iniciou através do discípulo de Calvino – John Knox, mas foi combatido pelo Rei Henrique VIII que defendia os sete mandamentos. Posteriormente o Rei Henrique VIII, propôs a libertação do poder papal para criação da igreja da Inglaterra (Igreja Anglicana) porque:
    Pergunta 28Resposta

    a.
    A igreja não aceitou anular seu casamento com Catarina para este se casar com Ana Bolena;

    b.
    Queria se livrar das perseguições dos puritanos.

    c.
    Não poderia aderir o Calvinismo devido crise derivada da guerra dos 100 anos;

    d.
    O papa não aceitou a proposta de John Knox;
    Na Inglaterra, a reforma iniciou através do discípulo de Calvino – John Knox, mas foi combatido pelo Rei Henrique VIII que defendia os sete mandamentos. Posteriormente o Rei Henrique VIII, propôs a libertação do poder papal para criação da igreja da Inglaterra (Igreja Anglicana) porque: Pergunta 28Resposta a. A igreja não aceitou anular seu casamento com Catarina para este se casar com Ana Bolena; b. Queria se livrar das perseguições dos puritanos. c. Não poderia aderir o Calvinismo devido crise derivada da guerra dos 100 anos; d. O papa não aceitou a proposta de John Knox;
    0 Respostas 0 Compartilhamentos
  • A idade média é o período histórico que compreende os séculos V à XV. No entanto, a alta idade média compreende os séculos:
    Pergunta 29Resposta

    a.
    V a IX.

    b.
    IX a XV.

    c.
    XI a XV.

    d.
    V a XI.
    A idade média é o período histórico que compreende os séculos V à XV. No entanto, a alta idade média compreende os séculos: Pergunta 29Resposta a. V a IX. b. IX a XV. c. XI a XV. d. V a XI.
    0 Respostas 0 Compartilhamentos
  • A idade média é o período histórico que compreende os séculos V à XV. No entanto, a alta idade média compreende os séculos:
    Pergunta 29Resposta

    a.
    V a IX.

    b.
    IX a XV.

    c.
    XI a XV.

    d.
    V a XI.
    A idade média é o período histórico que compreende os séculos V à XV. No entanto, a alta idade média compreende os séculos: Pergunta 29Resposta a. V a IX. b. IX a XV. c. XI a XV. d. V a XI.
    0 Respostas 0 Compartilhamentos
  • Uma das causas da reforma foi:
    Pergunta 31Resposta

    a.
    A necessidade de incorporação de textos islâmicos para formação de Bíblia única.

    b.
    A redução do espírito crítico devido ao humanismo;

    c.
    A insatisfação dos bispos pela redução dos valores de impostos para construção da igreja;

    d.
    A desmoralização do clero secular porque os bispos interessavam-se apenas com política;
    Uma das causas da reforma foi: Pergunta 31Resposta a. A necessidade de incorporação de textos islâmicos para formação de Bíblia única. b. A redução do espírito crítico devido ao humanismo; c. A insatisfação dos bispos pela redução dos valores de impostos para construção da igreja; d. A desmoralização do clero secular porque os bispos interessavam-se apenas com política;
    0 Respostas 0 Compartilhamentos
  • A talha e a corveia eram duas obrigações servis (dos camponeses) para com os senhores feudais. Qual das alternativas abaixo apresenta a definição correta dessas duas obrigações?
    Pergunta 32Resposta

    a.
    A talha era a obrigação servil em que os camponeses deveriam trabalhar de graça para o senhor feudal. A corveia era uma taxa que os servos pagavam pelo uso do forno e do moinho do senhor feudal.

    b.
    A talha era uma taxa que o servo pagava quando casava. A corveia era uma obrigação, que o servo pagava ao senhor feudal para transferir seu lote de terra.

    c.
    A talha era uma porcentagem da produção, que os servos deviam aos senhores feudais pelo uso das terras. A corveia era o trabalho gratuito dos servos nas terras do senhor feudal (manso senhorial), que geralmente era de três dias por semana.

    d.
    A talha era uma obrigação em que os servos deviam dar 10% da produção para os senhores feudais. A corveia era um imposto de transmissão de herança que o camponês devia pagar ao senhor feudal.
    A talha e a corveia eram duas obrigações servis (dos camponeses) para com os senhores feudais. Qual das alternativas abaixo apresenta a definição correta dessas duas obrigações? Pergunta 32Resposta a. A talha era a obrigação servil em que os camponeses deveriam trabalhar de graça para o senhor feudal. A corveia era uma taxa que os servos pagavam pelo uso do forno e do moinho do senhor feudal. b. A talha era uma taxa que o servo pagava quando casava. A corveia era uma obrigação, que o servo pagava ao senhor feudal para transferir seu lote de terra. c. A talha era uma porcentagem da produção, que os servos deviam aos senhores feudais pelo uso das terras. A corveia era o trabalho gratuito dos servos nas terras do senhor feudal (manso senhorial), que geralmente era de três dias por semana. d. A talha era uma obrigação em que os servos deviam dar 10% da produção para os senhores feudais. A corveia era um imposto de transmissão de herança que o camponês devia pagar ao senhor feudal.
    0 Respostas 0 Compartilhamentos
  • Após a crise e queda do Império Romano do Ocidente, a Igreja passou a ser um factor importante na preservação da:
    Pergunta 34Resposta

    a.
    Cultura religiosa;

    b.
    Civilização clássica através dos mosteiros e missionários que convertiam os povos.

    c.
    Política através de auxílio na governação dos reis;

    d.
    Sociedade através dos princípios bárbaros emergentes;
    Após a crise e queda do Império Romano do Ocidente, a Igreja passou a ser um factor importante na preservação da: Pergunta 34Resposta a. Cultura religiosa; b. Civilização clássica através dos mosteiros e missionários que convertiam os povos. c. Política através de auxílio na governação dos reis; d. Sociedade através dos princípios bárbaros emergentes;
    0 Respostas 0 Compartilhamentos
  • Entre as características da Baixa Idade Média encontram-se:
    Pergunta 37Resposta

    a.
    Formação do sistema feudal e ascendência da nobreza

    b.
    Decomposição da Grécia antiga e formação do sindicalismo

    c.
    Formação do sistema socialista e do protestantismo

    d.
    Dissolução do sistema feudal e formação do sistema capitalista
    Entre as características da Baixa Idade Média encontram-se: Pergunta 37Resposta a. Formação do sistema feudal e ascendência da nobreza b. Decomposição da Grécia antiga e formação do sindicalismo c. Formação do sistema socialista e do protestantismo d. Dissolução do sistema feudal e formação do sistema capitalista
    0 Respostas 0 Compartilhamentos
  • Qual foi o estopim para que Lutero passasse a questionar publicamente a prática das indulgências?
    Pergunta 38Resposta

    a.
    A convocação de uma cruzada contra os hussitas.

    b.
    O envio de João Tetzel para recolher indulgências em Wittenberg.

    c.
    O início da Guerra dos Trinta Anos.

    d.
    A indulgência foi solicitada pelo papa para a construção da Capela Sistina, em Roma.
    Qual foi o estopim para que Lutero passasse a questionar publicamente a prática das indulgências? Pergunta 38Resposta a. A convocação de uma cruzada contra os hussitas. b. O envio de João Tetzel para recolher indulgências em Wittenberg. c. O início da Guerra dos Trinta Anos. d. A indulgência foi solicitada pelo papa para a construção da Capela Sistina, em Roma.
    0 Respostas 0 Compartilhamentos