Cábula(conhecida no Brasil e Angola como cola, copiar ou, em algumas regiões, pesca)

Cábula é um termo que define fraude em testes de conhecimento. Consiste em lembretes escondidos com conteúdos resumidos, usados para copiar num teste, exame ou prova, ou na cópia de respostas obtidas, consensualmente ou não, de outras pessoas; dá-se, em Portugal e no Brasil, o mesmo nome ao aluno pouco empenhado, inteligente de mais para estudar, que costume usar métodos fraudulentos ou que tem preguiça em estudar e prefere fazer cábulas para ser mais fácil.

A típica cábula é um pequeno papel com resumos da matéria (principalmente definições e/ou fórmulas) escritos em letra muito pequena. Usa-se a letra o menor possível para incluir o máximo de matéria possível no menor espaço possível, por forma a manter a discrição e para que o professor ou examinador não se aperceba da sua utilização.

Para garantir que a letra está muito pequena e é compreensível, estas por vezes são feitas em computador usando um tipo de letra muito pequeno (6 ou menos) e depois impressas. Por vezes, utiliza-se um berlinde como lente de ampliação para ler as cábulas. Uma vez que as cábulas geralmente contêm o essencial da matéria, ou seja, o examinando procura colocar a menor quantidade de informação possível, ora para caber mais no espaço, ora para tentar livrar melhor a atenção do examinador, valendo tanto caso for pego pelo mesmo, tanto para facilitar na hora do uso. Muitos professores recomendam que se façam cábulas como método de estudo, desde que não as usem nos exames ou, por outro lado, desde que não sejam apanhados.

http://isabe.ionline.pt/conteudo/1575-especialize-se-na-arte-utilizar-cabulas-sem-ser-apanhado