Mito!

   Há algum tempo viralizou nas redes sociais as imagens de águas com cores diferentes, e publicações alegando que se tratava do limite entre o oceano Índico e pacífico tomaram conta das redes.


    Entretanto, o pesquisador do Laboratório de Oceanografia Física da Universidade Autônoma do México (UNAM) David Alberto Salas León concordou, após observar a imagem, que se tratam de “regiões nas quais águas de diferentes características (temperatura, salinidade, oxigênio, organismos microscópicos) se chocam”.

“Quando acontece o descongelamento de um iceberg ou de uma geleira que chega ao mar, a água flui até o mar e esta tem uma temperatura diferente (mais fria), não tem sal (é água doce) e não leva consigo os organismos microscópicos (plânctons) que existem nas águas do mar. Tendo diferentes quantidades de oxigênio dissolvido, isso afeta a sua cor e se torna evidente quando se encontram - a água do mar é azul, enquanto as outras tendem a ser azul esbranquiçadas”, detalhou à AFP, e exemplificou: “é como quando colocamos o leite no café, que se pode distinguir o que é leite e o que é café”.

E acrescentou que essa divisão “permanecerá assim por muito tempo, a menos que apareça um mecanismo que as misture, que no caso do café e do leite é a colher; enquanto no mar é o vento, são as ondas e as marés. Ainda assim, o processo de mistura é lento”.