FILOSOFIA AFRICANA

Noções sobre Ubuntu

A melhor forma para aproximar-se deste termo é tomá-lo como uma palavra dividida entre ela, ubu (existência) ntu (manifesto). Ubuntu é actuamente duas palavras em uma. Portanto, ubuntu é uma categoria ontológica e epistemológica no pensamento africano dos povos de línguas bantas. É a indivisível unicidade e inteireza da epistemologia e ontologia.

A formação da palavra ubuntu remete a uma ideia de articulação entre a existência do ser e as diversas possibilidades de conhecê-lo em sua essência e formas de convivência que ele mostra diante do outro. O africano é caracterizado através da sua colectividade, sociabilidade, ou seja, a sua relação com os outros, sendo um valor que ele carrega e lhe faz ligar-se aos seus antepassados através da valorização da vida.

O filósofo Mogobe Ramose diz que a palavra ubuntu é a junção entre ubu que remete a ideia de Ser, sendo a força vital, e ntu, aspectos particulares de uma existência, promovendo dois carácteres de existência, ao tempo uma existência que é anterior a ela mesma e uma existência que posterior. Nesse sentido, ubuntu seria ser-sendo. Deste modo, o carácter ontológico do ubuntu implicaria pensarmos sua actuação no campo ético, uma vez que necessita do umuntu, do homem para se realizar, na relação entre umu, ubu, ntu, que é ubuntu, projecta-se enquanto um vir a ser do homem, promovendo assim, uma força vital de mudança e transformação da realidade.

O elemento da tradição africana dos povos bantus encontramos na filosofia ubuntu que estabelece reflexões sobre a existência em comunidades e de interdependência na vida política, cultural e social. No pensamento ubuntu existe a necessidade do ser estar inserido em uma comunidade, com uma forma voltada para si e para os demais. Dessa forma, a filosofia ubuntu fundamenta-se no pensamento filosófico africano da colectividade e da integração dos elementos da natureza e da existência do ser.

Etimologicamente ubuntu diz respeito à essência do ser humano que significa: uma pessoa é pessoa por meio de outras pessoas, ou simplesmente "eu sou porque nós somos". O ser humano significa ser por meio dos outros. Qualquer forma de ser fora dessa ética seria desumana, desrespeito, crueldade com os outros. Assim, esse é o grosso modo, a forma que a ética africana ubuntu descreve é também prescrevebo ser humano.