Como evitar a extinção de mais espécies?

Embora acreditemos que algo não pode ser feito a partir da vida cotidiana de nossas vidas para proteger os animais selvagens da extinção, há muitas medidas que podemos realizar de forma pessoal com o objetivo de não prejudicar a biodiversidade do planeta. Por este motivo, várias iniciativas de avaliação foram realizadas, que permitem uma melhor implementação dos planos de conservação e proteção de espécies.

Atualmente, não há falta de conhecimento sobre a situação em que cada espécie de animal é encontrada, e é nosso dever enfrentar esse importante problema que afeta nosso meio ambiente, tanto os animais como as plantas e o meio ambiente. Portanto, pequenas ações fazem a diferença, por exemplo:

  1. Quando você vai para o campo, você não deve fazer fogo: em 95% dos casos, os incêndios são causados ​​por negligência humana e são uma das razões mais importantes para a destruição de habitats naturais e, portanto, perda de biodiversidade animal e vegetal.
  2. Se você pratica caça ou pesca, não o faça fora dos espaços designados para esse fim ou fora da temporada legal. Pense que, se fizer isso, você colocará em risco a manutenção de populações naturais e elas desaparecerão.
  3. Quando você vai a um espaço protegido, deve se informar bem sobre quais atividades são ou não permitidas.Por exemplo, em muitos lugares protegidos, o acampamento livre não é permitido.
  4. Nunca deixe lixo na floresta, pois você coloca em risco a vida de animais que podem se aproximar dele.