Sob o lema " o que seria do século XX, sem o pensamento de Nietzsche "

Friedrich W Nietzsche nasceu a 15 de outubro de 1844. Passou a sua infância aos cuidados da sua Mãe, perdeu o pai ainda muito jovem, descendia de uma familia luterana, que em parte pensou em seguir a carreira dos seus avós, porém, devido a influência da escola acabou por abondonar o cristianismo, para seguir o ateísmo de shompenhauer, que mais tarde o julgo de ser  um grande decadente por defender a renúncia da vida, importa frisar que, Shompenhauer se tornou o professor que ele não consiguiu durante a sua formação. Nietzsche ganhou bolsa de estudo  para  estudar em Pforta 1858, e foi considerado melhor aluno em grego e nos estudos bíblicos, os estudos que ele fez sobre Diógens, Hesiodo e Homero garantiu-lhe vaga de docente na Basilia, onde deu aulas durante 10anos, é relevante dizer que Nietzsche foi formado em Filologia, e começa a se interessar pela filosofia após a leitura do livro de Schopenhauer ''O Mundo como Vontade e Representação ''

 

Nietzsche após contrair sífilis em 1870,  onde participou na guerra como médico, após isso teve sérios problemas na sua carreira como docente razão pela qual, pediu demissão para puder tratar da sua doença, porque devido a sua voz os alunos já não conseguia ouvi-lo. Após o episódio de 1889, onde viu um senhor a chicotear o seu cavalo viu se obrigado a pedir desculpa em nome da humanidade, onde ele proferiu algumas palavras que ninguém conseguiu escutar, e ficou inconsciente, passou os seus últimos 10 sob efeito da loucura, numa primeira fase foi entregue a Mãe e com a morte ficou aos cuidados da sua irmã enfim veio a perder a sua vida em Weimar a 25 de agosto de 1900.
 

As principais obras e o seu pensamento de Nietzsche

 O Nascimento da Tragédia, Além do bem e do mal, A Gaia Ciência, Assim Falou Zaratustra, Genealogia da moral
 
O pensamento de Nietzsche durante a primeira fase do século XX, foi associado ao nazismo alemão, devido à alteração que a sua irmã fez nos seus textos, que não conseguiu terminar, por exemplo ''a vontade de poder'', até que na década 50 onde alguns pensadores conseguiram reverter a história, onde se constatou que não tinha nada a ver com o nazismo. Todavia, a irmã alterou os manuscritos de Nietzsche para defender os interesses do seu marido que era antissemista. A figura dotado por Nietzsche do super-homem, foi mal acolhida por Adolfo Hitler, onde ele pretendia pôr em prática, sem antes entender o espírito nietscheano, isto é, Nietzsche põe como condição prévia para o surgimento do super-homem. Deve se observa as três metamorfoses do espírito.
 
Em  primeiro lugar o camelo que consiste em conservar o passado sem o crítica-lo, em segundo lugar o leão que pretende destruir o passado, e carrega rancor do seu passado é com vingança que quer destruir tudo o que se fez, ordem e chama o tu deves grande dragão que ser combatido (vendo essa forma de pensar não nos resta dúvida que o Hitler tinha o espírito de leão ao querer eliminar os judeus, devido à influência que exerceram para desgraçar a humanidade em nome de um Deus), e para Nietzsche esse tipo de espírito ainda não pode governar porque está ao passado embora que ninguém o próprio passado. E enfim o espírito da criança que é fase da inocência onde quer se iniciar tudo do zero, reconhece os feitos dos seus antepassados, porém, não quer fazer deles o modelo da sua vida, vê o presente como o grande desafio para ele, por isso não tem outra opção se não há de aceitar o seu destino por amor fati, que condicionará o surgimento do super-homem.
 
Nietzsche foi o filósofo que ganhou grande importância no século XX, devido aos conceitos que ele cunhou nas suas obras tais como: A morte de Deus, perspectivismo, super-homem. Falar de Nietzsche é uma honra para muitos jovens, devido a sua filosofia que incute nos jovens a seguir os seus próprios caminhos, ou melhor, as suas vidas, sem se importar com os desafios que a vida impõe a eles, deve cada um aceite a sua vida, caso não,  deve mudar sem precisar de intervenção divina porque com a morte de Deus o homem se tornou dono de se.
 
Nietzsche foi um dos filósofos que sofreu durante quase toda a sua vida, desde a sua infância procurava saber sobre a origem do mal no mundo, onde segundo ele afirma que atribui a Deus, numa primeira fase do desenvolvimento do seu pensamento, razão pela, ele procurou nos seus contemporâneos alguém que tivesse tratado do assunto, não encontrando viu se obrigado, a procurar nos pré-socráticos e descobre que  vivia na base dos seus instintos, para afirmar a sua vida na terra através da tragédia, viu neles uma filosofia da vida, onde conclui que os opostos sempre existiram, dionisíaco e apolíne, bem e mal etc. No livro assim falou Zaratustra anuncia o além-homem, que esteja acima desses opostos, criando os seus próprios valores.
 
Nietzsche afirma que o homem é o criador dos seus valores, todavia, esquece a sua própria criação e vê neles algo eterno ou verdadeiro, a filosofia moderna ganha um novo patamar através do aforismo e poema, encontradas nos livros de Nietzsche que já não se preocupa com o conhecimento verdadeiro, porém, na interpretação da vida, e o conhecimento passa a ser avaliado de acordo com as exigências da vida, os homens não têm de fugir á vida como pessimista, mas como alegres convivas de um banquete que desejam as suas taças novamente cheias, dirão à vida, uma vez mais, através do eterno retorno que traz consigo a transmutação dos valores de modo ao surgimento do novo homem que se situa além do bem e do mal do próprio homem.