Pressão Arterial
Pressão arterial é a força exercida pelo sangue sobre as paredes dos vasos. Sofre variações contínuas, dependendo da posição do indivíduo, das atividades e das situações em que ele se encontra.
Tem por finalidade promover uma boa perfusão dos tecidos e com isso permitir as trocas metabólicas. Está relacionada com a atividade cardíaca e traduz sistema de pressão vigente na árvore vascular arterial.

Os movimentos de relaxamento cardíaco proporcionam o aumento de volume do coração enquanto este se enche de sangue. Considera-se a pressão sistólica normal no valor de 120 mmHg e a diastólica no valor de 80 mmHg. A hipertensão é caracterizada por um valor sistólico igual ou superior a 140 mmHg e uma pressão diastólica igual ou superior a 90 mmHg.

Fatores Determinantes da Pressão Arterial

PA=DCxRPR

Onde: DC= debito cardíaco e RPT= resistência periferica total.

Débito cardíaco
É resultante do volume sistólico multiplicado pela frequência cardíaca.
DC = VS X FC

Em repouso e em condições normais, o débito cardíaco alcança aproximadamente cinco a seis litros por minuto. Durante o exercício muscular pode chegar até 30 litros por minuto. Relaciona-se diretamente com a capacidade contrátil do miocárdio e com o retorno venoso, influindo de modo apreciável na pressão sistólica.


Resistência periférica
É representada pela contratilidade da rede arteriolar, sendo esse o fator mais importante na manutenção e regulação da pressão diastólica. Tal fato decorre de as arteríolas possuírem abundantes fibras musculares em sua camada média, proporcionalmente mais desenvolvidas do que nas outras artérias. Os esfíncteres pré-capilares também contribuem na gênese da resistência periférica.

 

 

Regulação da pressão arterial

Regulação nervosa
A resistência periférica depende, em parte, da ação do sistema nervoso simpático, por meio dos receptores alfa (vasoconstritores) e beta (vasodilatadores).

Regulação hormonal
É importante a influência hormonal sobre a resistência periférica, representada pela angiotensina e pelas catecolaminas, que interferem na vasoconstrição, e pelas prostaglandinas e cininas, que agem na vasodilatação.

Regulação pelos rins

O sistema renina-angiotensina inicia-se com a liberação de renina na circulação pelos rins, iniciando uma série de reações que produz angiotensina I e angiotensina II. A angiotensina II é um potente vasoconstritor, causando vasoconstrição periférica e aumento da pressão arterial. Além de causar vasoconstrição periférica, a angiotensina II também atua nos rins diminuindo a excreção de sal e água.

A ativação do sistema renina-angiotensina aumenta a secreção de aldosterona que atua na reabsorção renal de água e, principalmente, de sódio. Uma importante função do sistema renina-angiotensina é permitir a ingestão de pequenas ou grandes quantidades de sal sem alterar significativamente a pressão artéria.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências bibliográficas

Gilberto Yoshikawa, Roberto Chaves Castro, Orgs. Manual de semiologia médica: a prática do exame físico. 2015.Brasil.

Guyton. Tratado de fisiologia médica.12ᵅ edição.Brasil.

Guyton. Tratado de fisiologia médica.Fisiologia humana e Mecanismos das doenças.