Noções sobre metodologia da História

Objecto e sujeito do conhecimento histórico

Qual é o objecto de estudo da História? Ou seja, o que é que a História estuda? Vejamos o que diz Marc Bloch: O objecto da História é, por natureza, o Homem. Digamos melhor, os homens. E acrescenta: Ciência dos homens dissemos nós. (e..) Temos de acrescentar: dos homens no tempo.

 

Gomes, Raul Rodrigues. Introdução ao Pensamento Histórico, 1988 Portanto, seguindo o pensamento de Bloch, diríamos que o objecto da História são os homens no tempo.

 

O passado dos homens ou, noutra perspectiva, a evolução dos homens no tempo é, portanto, o objecto da História, mas deve-se acrescentar a componente espacial pois, em História, o Homem deve ser estudado nos quadros da sociedade de que faz parte. A evolução da historiografia africana foi marcada pela afirmação de três correntes, nomeadamente, o eurocentrismo, o afrocentrismo e a corrente progressista.

 

O sujeito do conhecimento: é o espírito que conhece em relação ao objecto conhecido, quem exerce o conhecimento real, que vive e actua em condições históricas concretas; é o Homem, o historiador.

 

Objecto e sujeito são, portanto, os dois elementos principais do conhecimento. O conhecimento pressupõe sempre a existência destes dois componentes. Não se pode falar de conhecimento se um deles ou ambos não existirem.



Bibliografia

SUMBANE, Salvador Agostinho. H11 - História 11ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2017.