
Esta célula é constituída por vários organelos dos quais o núcleo faz parte. O núcleo é caracterizado como organelo que se encontra no interior da célula, geralmente na parte central com principal função de coordenar todas as actividades da célula, incluindo a transmissão da informação genética. Agora vamos lembrar a constituição do núcleo. O núcleo é constituído por membrana nuclear, ou invólucro nuclear, nucleoplasma, nucléolo e pela cromática.
1. A membrana nuclear ou invólucro nuclear:
É uma membrana dupla com um folheto externo e outro interno que se juntam em determinadas áreas. É interrompida por poros que permitem a entrada e saída das substâncias. A parte externa da membrana nuclear está em contacto com o retículo endoplasmático e a parte interna delimita o material nuclear.
2. Nucleoplasma:
É o meio gelatinoso que banha internamente o núcleo. Nele estão contidos água, iões e aminoácidos, assim se localiza a cromática e o nucléolos.
3. Cromatina:
É constituída por filamentos de ADN (ácido desoxirribonucleico) associado a proteínas específicas. Durante a divisão celular, os filamentos de ADN condensam-se por esperilização, passando a ser designados por cromossoma.
4. Os nucléolos:
São uma estrutura corpuscular e densa, presente no interior do núcleo e composta de ADN, proteínas e ARN ribossômico.