As teorias Socialistas

No século XIX, a sociedade apresentava contrastes: por um lado, a burguesia capitalista rodeada de luxo e vida confortável e por outro lado a classe operária pobre e miserável(com baixos salários, longas horas de trabalho, fome, doença, mendicidade, alcoolismo, habitação degradante, etc).

Os intelectuais do sec. XIX atentos as injustiças sociais propunham um conjunto de medidas para reforçar o sistema económico e social pretendendo tomá-lo mais justo. Assim nasceram as ideias e doutrinas socialistas: o Socialismo Utópico e o Socialismo Científico.

 

  1. O Socialismo Utópico

O Socialismo Utópico foi uma corrente de pensamento que se desenvolveu na Ia metade do séc. XIX que criticava o regime capitalista e propunha soluções para minimizar o sofrimento da população.

O socialismo utópico foi influenciado pelo iluminismo do século XVIII, ao se notabilizar as injustiças sociais e económicas e pelo excesso do individualismo.

O socialismo utópico caracterizou-se por propor reformas económicas e sociais como: a recusa a violência; a criação de cooperativas de produção e de consumo e; a melhoria das condições de vida e de trabalho dos operários.

No século. XIX, os intelectuais conscientes das más condições de vida dos operários desenvolveram uma vigorosa crítica ao sistema económico e liberal e defenderam uma reforma global da sociedade.

O socialismo utópico foi feito de sonho de um mundo melhor e de propostas irrealizáveis ou condenadas ao fracasso. Foi este socialismo que a história, numa feliz expressão, consagrou como utopia.

O socialismo utópico surgiu primeiramente na Inglaterra e mais tarde na França. É na Inglaterra que se manifesta mais cedo em oposição à doutrina liberal. Mas pelo conjunto de ideias e pela produção literal legada, é em França que o socialismo mais se desenvolveu.

De início foram os próprios patrões, que através de próprias medidas como construção de bairros, criação de escolas, cuidados médicos, procuram melhorar as condições dos operários. Os precursores do socialismo utópicos são: Charles Fourier, Saint-Simon, Robert Owen e Pierre-Joseph Proundhon.

Charles Fourier defendia que, para que o trabalho fosse menos fatigante e mais atraente, o operário teria que mudar de ocupação várias vezes por dia", ou seja , fazer outros tipos de serviços mesmo que não esteja especializado para tal.

Robert Owen propunha a criação de uma associação de produtores e de cooperativas operárias. Defendia o melhoramento do salário, da educação, da saúde e do horário do trabalho.

Saint-Simon não concordava com a pobreza e com as desigualdades sociais. Sua principal reivindicação era a livre empresa, continuando com o lucro dos capitalistas, porém estes deveriam assumir responsabilidades sociais e oferecer melhores condições de vida e de trabalho aos operários.

Pierre-Proundhon favoreceu as associações dos trabalhadores ou cooperativas bem como a propriedade coletiva dos trabalhadores da cidade e do campo em relação aos meios de produção, em contraposição à nacionalização da terra e dos espaços de trabalho. Considerava que a revolução social poderia ser alcançada através de formas pacíficas.

 

Proudhon tentou criar um banco operário, semelhante em alguns aspectos, às atuais cooperativas de crédito que beneficiava os trabalhadores com empréstimos sem juros. A ideia seria apropriada por capitalistas e accionistas que incorporaram a imposição de juros em seus empréstimos.

 

  1. Socialismo Científico

Foi nos meados de do século XIX que o socialismo encontrou seus verdadeiros teóricos: Karl Marx(1818-1883) e Friedrich Engel (1820-1895).

Figure 1. Karl Marx e Friedrich Engels- Socialistas Científico

 

O socialismo científico teve como principal mentor Karl Marx e, nasceu como tentativa de resolver os problemas dos trabalhadores uma vez que o socialismo utópico não o tinha conseguido (os utópicos limitavam-se a prometer sem chegarem a entrar em acção).Marx e Engels afirmavam que para acabar com a exploração do Homem pelo Homem era preciso proceder o aniquilamento da propriedade privada dos meios de produção e fazer deles uma propriedade colectiva.

Os socialistas científicos explicam e propõem que:

■ Em cada um dos períodos de evolução da história da humanidade está presente a luta de classes;

■ Em qualquer um destes períodos os meios de produção pertencem as classes dirigentes e opressoras (amos, senhores e burguesia);

■ O proletctariado é uma classe verdadeiramente revolucionária;

■ Os operários pretendem através do combate conquistar o poder político e instalar a ditadura do prolectariado;

■ Com a victória do prolectariado será estabelecida a uma sociedade socialista cuja etapa final seria a sociedade comunista na qual Marx pensava que iria abolir as classes sociais e o estado iria desaparecer.