Revolução Industrial – é o conjunto das transformações económicas e sociais, iniciada nos meados do século XVIII, que mudaram radicalmente a fisionomia (estrutura) dos países da Europa Ocidental.

A Inglaterra foi o berço da actividade industrial. Este facto explica-se por seguintes factores ou acontecimentos: acumulação do capital proveniente do mercantilismo e do colonialismo, nos séculos XV e XVIII; matérias-primas provenientes das coloniais, que formavam o maior império da época; a existência de grandes reservas de carvão mineral em seu subsolo, isto é a principal fonte para movimentar as máquinas e as locomotivas ao vapor; reservas de minério de ferro; o excesso de mão-de-obra causado pelo êxodo rural, em consequência da revolução agrícola.

Causas da Revolução Industrial

Revolução comercial – iniciou com Portugal no século XV com a descoberta de caminho marítimo à Índia a procura de metais preciosos, especiarias; acumulação primitiva de capital – proporcionou recursos para o surgimento da Revolução Industrial.

Fases da Revolução Industrial

1Fase: 1750-1850 – caracterizada por seguintes acontecimentos: invenção do tear (tecer) mecânico e do descaroçador do algodão e consequente desenvolvimento da indústria têxtil; invenção da máquina a vapor que substituiu as fontes tradicionais de energia mecânica; o progresso na agricultura com a produção de adubos, melhores grades e arados, invenção da ceifadeira mecânica; revolução nos transportes e nas comunicações com a invenção da locomotiva (comboio), do navio a vapor.

2ª Fase: 1850-1945 – caracterizou-se pelos seguintes acontecimentos: utilização de novas fontes de energias, como petróleo e energia eléctrica; invenção da combustão interna; nova evolução nos transportes, como introdução das locomotivas a gasóleo, invenção do automóvel, do avião, da rádio e da televisão; introdução de máquinas automáticas permitindo a produção em série e consequente aumento da produção.

3ª Fase: 1945 até aos nossos dias – Automação e Automatização – refere-se as recentes transformações tecnológicas, a invenção dos robots, computadores, telefones e fax.

Consequências da Revolução IndustrialRápidas e intensa urbanização; incremento do comércio interno e internacional; crescimento demográfico (populacional); progresso das regiões industria em relação às rurais e aperfeiçoamento dos meios de transporte.