Morfologia Interna das Raízes (Anatomia)

 
A anatomia de uma raiz é relativamente simples. Ela é constituída por um tecido de revestimento, a EPIDERME; por um tecido fundamental denominado TECIDO CORTICAL (comumente especializado no acúmulo de reservas nutritivas) e pelos TECIDOS VASCULARES, os quais formam um cilindro central, que pode ser sólido ou oco. Essa composição caracteriza uma raiz primária.
 
sistemas%2Braiz2.jpg
 
Sabemos que uma importante função associada às raízes é a absorção de água e sais minerais do solo. Essa função é facilitada pela presença de pelos radiculares (ou pelos absorventes) na estrutura da raiz. Tais pelos são extensões tubulares das células da epiderme (tecido de revestimento da raiz). Com a presença desses pelos, a superfície de contato com o solo é ampliada, o que facilita a absorção de água e íons inorgânicos necessários ao crescimento da planta.
Apesar de a epiderme exercer um importante papel no revestimento da raiz, o tecido cortical é o que ocupa a maior parte do corpo primário de muitas raízes. Esse tecido é composto por células armazenadoras de amido, sem cloroplastos e, entre elas, há numerosos espaços, cheios de ar, o que é fundamental para a aeração das células da raiz.
 
 
raiz_primaria.jpg
 
A camada mais interna do tecido cortical é chamada de ENDODERME. Tal camada é constituída por células arranjadas de forma compacta, sem espaços intercelulares, as quais são formadas, em muitas plantas, por poderosos reforços de lignina ou suberina (substâncias impermeabilizantes).
Provavelmente, a presença desses reforços nas células da endoderme esteja relacionada ao fato de não permitir a saída ou a entrada de substâncias estranhas, a não ser que estas atravessem o citoplasma, em pontos especiais, o que selecionaria o que pode ou não entrar.
 
A terceira camada interna da raiz é formada pelo chamado cilindro central, o qual consiste nos tecidos vasculares presentes na raiz (XILEMA e FLOEMA) e em uma ou mais camadas de células não associadas ao transporte de seiva – o PERICICLO, que fica em contato com a endoderme.
O periciclo também apresenta a mesma origem que os tecidos vasculares e desempenha vários papéis importantes na raiz, como a formação das raízes laterais (aquelas raízes que partem da raiz primária).
A parte mais interna do cilindro central é ocupada pelo xilema primário (tecido condutor de água e sais minerais da planta), o qual se distribui formando uma estrutura em formato de estrela. Entre os braços do xilema, forma-se um outro tecido condutor chamado floema primário (tecido condutor de substâncias orgânicas). Este forma cordões intercalados entre os braços do xilema primário.
 
ABAAAgmBcAB-6.jpg