Conceitos Principais

O pensamento geográfico refere-se às várias correntes de autores, postulados e ideias que contribuíram para a sistematização da Geografia como ciência.

A Geografia é uma ciência com uma história muito antiga, com métodos próprios para estudar um objecto específico. Assim, existem várias definições de Geografia, dadas por vários geógrafos ao longo da sua
história. De uma forma geral pode-se afirmar que a Geografia estuda o espaço terrestre, esta ciência estuda a localização e as relações espaciais dos fenómenos, analisa as relações entre o homem e o meio ambiente.

A Geografia divide-se em Geografia Física e Geografia Humana. A primeira adopta conceitos e métodos das ciências naturais (Geologia, Botânica, por exemplo). A Geografia Humana adopta conceitos e métodos de outras ciências humanas (Sociologia, Demografia e outras). Portanto, a Geografia Física é facilmente incluída no grupo das ciências naturais e Geografia Humana no grupo das ciências sociais ou humanas.

Divisões da Geografia

GEOGRAFIA FÍSICA
Cosmografia

  1. Climatologia
  2. Geomorfologia
  3.  Hidrografia
  4. Biogeografia
  5. Pedologia

HUMANA Geografia

  1. da população
  2. da Agricultura
  3. da Indústria
  4. dos Transportes e Comunicação
  5. do Comércio
  6. do Turismo 

Posição da Geografia no Contexto das Ciências

A Geografia é uma ciência ponte. Ela está entre as ciências naturais e as sociais, por isso dividese em Geografia Física e Geografia Humana. Tanto uma como outra tem relações com outras ciências. A Geografia mantém laços com a Sociologia, Antropologia, Demografia, História, Hidrologia, Biologia, Geologia, Meteorologia, Química, Estatística, Matemática, Política, entre outras. Mobiliza saberes provenientes de várias disciplinas, ou seja, estuda e partilha materiais que são de domínio de outras ciências naturais e humanas, mantendo uma relação de interdisciplinaridade.

Importância e aplicação da Geografia

O estudo da Geografia permite compreender as características particulares de determinadas regiões, compreender a relação entre o ser humano e o seu meio, explicar aspectos sistemáticos da localização e interação espacial.

 Métodos Geográficos
A Geografia, como qualquer outra ciência, utiliza métodos para explicar os fenómenos, tais como: observação, histórico, descritivo, cartográfico, comparativo, estatístico ou matemático, analítico, sintético, indutivo e dedutivo. A aplicação de cada método depende do tipo de investigação que se pretende realizar

Evolução do Pensamento Geográfico – História da Geografia

A evolução do pensamento geográfico é o processo de desenvolvimento desta ciência desde a pré-história até aos nossos dias. ela compreende:

A. Antiguidade Greco-Romana.

A Geografia começou a dar os seus primeiros passos na Grécia através de importantes figuras, como Heródoto, Eratóstones, Piteas, Homero, Anaximandro, Alexandre Magno e Aristóteles.

Estas personalidades, através de métodos descritivo e matemático, deram grandes contribuições, destacando-se os seguintes feitos:

A invenção do Gnomon; 

A Elaboração de um mapa da Terra;

A Construção geométrica do globo;

O Esboço da cartografia da Terra;

A prova de que a terra é redonda

No domínio romano, as figuras que mais contribuíram são Poseidónis, Estrabão e Ptolomeu. Neste contexto, a Geografia foi dominada por:
cartografia, pois todas as terras conquistadas eram cartografadas, passando, assim o mundo a ser melhor conhecido;

criação de teorias sobre os sismos e vulcões;

 diferenciação dos lugares;

aperfeiçoamento do sistema de coordenadas geográficas;

criação do 1º atlas universal;

a consideração de mitos por Estrabão e da Terra como o centro do universo por Ptolomeu. 

B. Época Medieval

A idade média marcou a estagnação da Geografia, reaparecendo as ideias antigas que defendiam que a Terra era plana e que o mapa-mundi tinha a forma de uma roda. A Geografia passa a ser explicada pela Igreja e é proibido o acesso de documentos científicos.

Nesta época, o centro das ciências deixou de ser a Grécia (Europa) e passou a ser o mundo árabe. As figuras que contribuíram para a Geografia foram Ibn Batuta, Al Idrisi, Al Ragi, Ibn
Haukal, Al Massudi e Al Birumi, tendo sido registadas:
 As viagens de Marco Polo, dos monges franciscanos, dos Vikings, árabes, Cristóvão Colombo, Vasco da Gama, Fernão de Magalhães;

Desenvolvimento da bússola, Astrolábio graduado, a Caravela, Vela triangular, portulanos e impressora;
 Registo de importantes informações geográficas tais como:

A possibilidade da navegação ao longo da costa;

A orientação pelos astros;

A descoberta do caminho marítimo para a índia;

A habitação na zona quente;

A comunicação dos três oceanos entre si;

 A circum-navegabilidade da Terra; e

A existência de mais um outro continente, a América.

C. Época Moderna (Séc. XV – XVIII) e Contemporânea.

A época moderna é marcada por uma Geografia metódica, sistemática, com carácter científico, moderna e autónoma devido às grandes contribuições de Alexandre Von Humboldt e Karl Ritter, assim como de Bernardo Valenius e Emmanuel Kant:

Humboldt passa a relacionar elementos (temperatura, solo, vento, pressão atmosférica, animais e plantas) com o meio, a dependência entre si dos elementos, introduz a designação climas quentes, temperados e frios;

Karl Ritter introduz o método indutivo, explica as relações Homem-Meio, relaciona os aspectos físicos com a ocupação humana.

A explicação dos fenómenos e utilização do método comparativo;

Mercator inventa o sistema de projecção; e

Começa o estudo dos lugares geográficos

As grandes correntes geográficas
A geografia institucionalizou-se na Inglaterra, França, Alemanha e EUA, originando o desenvolvimento de escolas nacionais com características próprias, tendo surgido as seguintes correntes geográficas

a. O Determinismo

Segundo os defensores desta corrente, a Geografia estuda as relações entre o Homem e o meio em que vive. O Homem depende da Natureza. As grandes figuras do Determinismo foram: o alemão Frederich Retzel e o americano William M. Davis.

b. O Possibilismo

A corrente possibilista surge em reacção ao Determinismo, na França, nos finais do século XIX, depois na Alemanha e nos EUA no século XX. De acordo com o Possibilismo, a Geografia estuda a região e o meio natural, oferece ao Homem um leque de possibilidades das quais ele pode ou não obter vantagens. De acordo com as condições de cada grupo social, a Natureza apenas influencia a vida humana, mas não a determina. A grande figura do Possibilismo é o Vidal de La Blache.

c. A corrente Corológica

Esta corrente surgiu com Alfred Hettner e Richard Hartshorne. Para esta corrente, a Geografia estuda os fenómenos físicos e humanos de um determinado espaço. O meio ambiente não determina a vida do Homem e a Geografia é ao mesmo tempo física e humana, portanto tem um carácter unitário.

A Nova Geografia ou Geografia Quantitativa
Após a II Guerra Mundial, surge a Nova Geografia resultante da revolução quantitativa, por isso é também conhecida por Geografia Quantitativa. Os dados fornecidos por esta Geografia servem a muitos sectores de actividades, como o cálculo do desvio padrão da precipitação de um determinado lugar, a média da idade da população de um país, permitindo não só descrever os factos, mas também tornar mais rigorosos os seus estudos.

EXERCÍCIO 1
1. Distinga as definições de Geografia segundo Orlando Ribeiro, Patrick Bailey e Peter Haggett.
2. Indique o objecto de estudo da Geografia.

EXERCÍCIO 2
1. Identifique quatro ciências auxiliares da Geografia.
2. Explique por que se diz que a Geografia é ciência de síntese.
3. De que forma a Geografia se relaciona com a Química?

EXERCÍCIO 3
1. O que entende por método?
2. Qual é o principal método da Geografia?
3. Dos vários métodos que aprendeu, qual é o mais tradicional e o mais moderno?

EXERCÍCIO 4
1. O que é evolução do pensamento geográfico?
2. As manifestações de natureza geográfica tiveram origem nas primeiras civilizações. Justifique a afirmação.
3. Indique a contribuição de Poseidónios.
4. A idade média foi um período de estagnação para a ciência geográfica. Justifique a afirmação.
5. Mesmo sendo considerado período de estagnação, a Idade Média registou descobertas relevantes. Quais foram?
6. Que contribuições trouxe a invenção da impressora para a cartografia?
7. Indique os estudiosos que contribuíram para o surgimento da Geografia como ciência autónoma.
8. Enumere as contribuições de Humboldt para o conhecimento geográfico.
9. A revolução Industrial impulsionou as ciências, em geral e a Geografia, em particular. De que forma?

EXERCÍCIO 5
1. O que entende por determinismo geográfico?
2. Quem defende a corrente possibilista?
3. Alfred Hettner foi considerado pai de que corrente geográfica? Qual é o postulado da referida
corrente?
4. Qual é a diferença entre a Geografia Quantitativa e a Tradicional?