Filosofia académica ou profissional

Em África a Filosofia é vista como uma disciplina académica e profissional. É também vista como uma ideologia importada. A Filosofia é tida como um pensamento crítico, fruto de longos séculos de História, mas não como crítica do pensamento.

De acordo com Chrstiam Neugebauer, existem três lugares possíveis para a Filosofia e para o Filósofo em África, a saber: estar no governo (a defender a política governamental); estar no estrangeiro (como um grande místico); estar no túmulo (como herói morto). Num continente onde o deserto se alastra, onde os homens morrem de fome e de subnutrição, é justo perguntar qual será o papel da
filosofia em África?

Fazer filosofia não é só aprender a fazer discursos, estudar nos livros os pensamentos dos outros, mas é também ter uma ligação com a realidade. África não precisa de discursos, precisa antes da prática. O ser humano ou grupo dos seres humanos, devem possuir a sua visão do mundo, isto é, ter uma concepção geral acerca do mundo, acerca dele próprio e dos diversos membros da sociedade.

Responda às questões com base no que aprendeu na lição que acaba de
ter.
1. Identifique os problemas actuais para os quais os filósofos devem
buscar soluções alternativas.
2. Porque é que a filosofia não é bem vinda nas sociedades
africanas?