Integração Político Regional da União Africana

Os líderes africanos cedo tiveram consciência da necessidade de implementar acções combinadas com a finalidade de proporcionar melhores condições aos novos estados africanos. Assim, concentraram-se na promoção de instituições capazes de promover o desenvolvimento económico e de criar condições de vida mais humanas aos africanos. Este projecto foi animado por uma série de mudanças institucionais, como a criação da OUA, a UA, a SADC e a NEPAD.

A UA (União africana) pretende continuar com os objectivos da OUA (Organização da Unidade Africana), mas com uma estrutura mais reduzida: Com um governo central e um parlamento, `a semelhança do que tinha idealizado Kwame Nkrumah na década de1960.

Um dos projectos da UA é a NEPAD – a Nova Parceria para o Desenvolvimento de África – que pretende pôr em prática a visão panafricanista dos líderes africanos, de interajuda entre países africanos, com objectivo de promover o desenvolvimento sustentável de África. 

A integração regional em África só seria possível se houvesse estabilidade política e segurança, permitindo assim a criação de instituições democráticas e a promoção do desenvolvimento. A NEPAD considerando este facto, condensou as condições necessárias para o desenvolvimento de África em dois pontos:

  • A paz, a segurança, a democracia e a boa governação política.
  • A boa governação económica e corporativa. 

Responda às questões seguintes com base na lição que acabou de
aprender.
1. Qual é o significado da palavra NEPAD?
2. Quais são os objectivos da NEPAD?
3. Quais são as condições para a efectivação da NEPAD?