Localização geográfica da Grécia Antiga

A Grécia Antiga ocupava no Mediterrâneo um território pouco extenso, mas muito variado sob ponto de vista geográfico. Localizava-se na Penísula Balcânica, a sudoeste do continente Europeu. Limitava-se a Sul pelo mar Mediterrâneo, Este, o mar Egeu, e a Oeste, o mar Jónio e as costas ocidentais da Ásia Menor.

 

Localização geográfica da Grécia Antiga

 

A Grécia Antiga era uma região com poucos recursos naturais, localiza-se na PenísulaBalcânica com numerosas montanhas cortadas por vales profundos. As planícies eram apenas 1/5 da área total.

A civilização Grega se desenvolveu noséculo VIII a.n.e. na Grécia Continental, nas costas da Ásia Menor (Turquia), e do Mar Negro, em várias Ilhas do Mar Egeu e do Mar Mediterrâneo.Devido a disposição do relevo (cadeia de montanhas áridas), a população viveu de forma isolada dando origem à formação de várias cidades-estados.

O solo Grego era pouco fértil e localiza-se na faixa do litoral onde praticava-se a agricultura com pouca colheita de trigo e cevada. Somente a vinha e a oliveira se desenvolvia bem no clima Mediterrânico, tornando-se deste modo grandes produtores de vinho e de azeite. 

Os Gregos criavam também o gado miúdo (ovelha e a cabra), nas zonas mais agrestes das montanhas. Exerciam a mineração de ouro, prata, cobre, mármore e granito.

Apesar das suas reduzidas dimensões e poucos recursos minerais, a Grécia dispunha de condições favoráveis ao seu desenvolvimento como a situação intermediária entre a Ásia Menor e o Meditrrâneo ocidental, que permitia a comunicação com outros povos e meios materiais que permitiram o desenvolvimento do artesanato e de trocas comerciais, por um lado,por outro lado, tinha uma costa muito recortada com bons portos naturais.

 

O Povoamento da Grécia Antiga

Como foi o povoamento dos Helenos? Lê e anote atentamente o seguinte..!

O povoamento da Grécia Antiga, foi feito em várias etapas devido aos enúmeros movimentos migratórios efectuados principalmente por povos euro-asiátcos.

Provavelmente os primeiros povos a habitar na Grécia foram os Pelasgos ou Pelágios por volta do IIº milénio a.n.e. Eram povos organizados em comunidades colectivas(de terra e água).Com as invasões dos indo-europeus (povos das planícies euro-asiáticos), em pequenos grupos, dominaram os pelásgos.

Os Aqueusforam os primeiros indo-europeus a se estabelecerem na Grécia Continental entre 2000 a 1700 a.n.e e fundaram a cidade de Micenas. De 1700 a 1400 a.n.e. chegaram os Eólios, povos que ocuparam a Tessália e outras regiões. Mais tarde estabeleceram-se osJónios na região da Ática e posteriormente fundaram a cidade de Atenas. Estes povos dedicavam-se à prática da Agricultura, pecuária, artesanato e comércio.

A partir de 1400 a.n.e. entram em decadência algumas civilizações como a dos Cretenses e, a cidade de Micenas conheceu um período de grande desenvolvimento que terminou por volta de 1200 a.n.e. quando a Gécia foi invadida por outros povos, os Dórios.

 

Estrutura do povoamento grego

 

Os Dórios eram povos guerreiros indo-europeus que invadiram a Grécia e destruíram as civilizações deMicenas provocando a dispersão da população da Grécia Continental por diversas Ilhas do mar Egeu e pelas costas da Ásia Menor.

O Povo Dório depois de se estabelecer na Grécia, foi responsável pelo início da Civilização grega ou helénica (gregos chamavam de Héladea Grécia Antiga)