Definição de Endemia

A Endemia pode ser conceituada como a ocorrência de um agravo dentro de um número esperado de casos para aquela região, naquele período de tempo, baseado na sua ocorrência em anos anteriores não epidémicos. Desta forma, a incidência de uma doença endémica é relativamente constante, podendo ocorrer variações sazonais no comportamento esperado para o agravo em questão.

Causas da Endemia

Epidemias e endemias têm como fatores determinantes e condicionantes diversas situações económicas, culturais, ecológicas, psicossociais e biológicos:

Determinantes económicos:

Miséria, privações resultando em habitações precárias, falta de saneamento básico e de água tratada e ocupação do território de forma desordenada.

Determinantes culturais:

Hábito de defecar próximo de mananciais, hábitos alimentares de risco como ingestão de peixe cru ou ostras.

Determinantes ecológicos: poluição atmosférica, condições climáticas e ambientais favoráveis à proliferação de vetores.

Determinantes psicossociais:

Estresse, uso de drogas, ausência de actividades e locais para lazer.

Determinantes biológicos:

Indivíduos susceptíveis, mutação do agente infeccioso, transmissibilidade do agente.

Os determinantes variam de acordo com as características do agente etiológico e estão intimamente relacionados à sua forma de transmissão. As doenças infecciosas podem ser transmitidas por contacto directo (secreções respiratórias, fecal-oral, sexual) ou contacto indirecto (vector, ambiente contendo formas infectantes do agente etiológico, objectos ou alimentos contaminados).

Formas de transmissão

Transmissão Directa

As doenças transmitidas por contacto directo são favorecidas por condições de habitação e de saneamento precárias, além de situações que favoreçam aglomeração. A transmissão sexual é favorecida pela falta de informação e por barreiras culturais, como, por exemplo, resistência ao uso de preservativo.

Contacto Indirecto

As doenças transmitidas por contacto indirecto, entre as quais se incluem as transmitidas por vector, requerem a existência de um ambiente favorável para a replicação de mosquito ou carrapatos. A maioria dos vectores se reproduz bem em regiões com clima quente e úmido, mas enquanto alguns utilizam água limpa parada para sua reprodução (ex: Aedes aegypti, vector da dengue).

Formas de conteco

Vigilância do território, a organização assistencial, a articulação intersectorial e o trabalho em conjunto com a equipe de controle de zoonoses.