O termo em português, célula, deriva do latim, cellula, diminutivo de cella, que significa pequeno compartimento.

A célula pode ser definida como a unidade básica e estrutural dos seres vivos. O conceito de célula, não é estático podendo ser definida de variadas maneira:

As células são os blocos de construção básicos de todos os seres vivos. O corpo humano é composto de trilhões de células. Eles fornecem estrutura para o corpo, absorvem nutrientes dos alimentos, convertem esses nutrientes em energia e realizam funções especializadas. As células também contêm o material hereditário do corpo e podem fazer cópias de si mesmas.

Origem da célula

A sua origem está relacionada com o microscopio (aparelho com capacidade de ampliar a imagem. A célula foi descoberta pelo Inglês Robert Hooke a 8 de abril 1663. Hooke apresentou seu microscópio aos cientistas londrinos em 1663; o material escolhido para observação microscópica foi uma planta de musgo. Em novo encontro, na semana seguinte, o físico inglês mostrou aos cientistas finas fatias de cortiça, material cuja baixa densidade deve – se a sua porosidade, no nível microscópico. Ele comparou as cavidades microscópicas da cortiça às celas (pequenos quartos) de um convento

Ao observar partes vivas de plantas, Hooke e outros pesquisadores notaram a presença de compartimentos semelhantes ao da cortiça, com a diferença de que o espaço interno das células vivas era preenchido por um material gelatinoso. Nos anos seguintes, o termo “célula” passou a denominar o conteúdo completo dessas “caixinhas” microscópicas que formam o corpo das plantas. As observações microscópicas estenderam – se a todos os seres vivos e mostraram que os animais também eram constituídos por bolsas microscópicas de aspecto gelatinoso.