Animais Herbívoros e  Exemplos

Herbívoros são animais anatomicamente e fisiologicamente adaptado para comer material vegetal e folhagem, como o principal componente de sua dieta. Os animais herbívoros geralmente apresentam partes bucais e intestinais adaptadas para mastigar e digerir esses alimentos.

Genericamente, organismos que se alimentam de autótrofos em geral são conhecidos como consumidores primários. Herbívora geralmente se refere a animais que comem plantas. Fungos, bactérias e protistas que se alimentam de plantas vivas são geralmente denominados patógenos vegetais, e micróbios que se alimentam de plantas mortas são considerados saprófitas. As plantas que obtêm a nutrição de outras plantas vivas são denominadas geralmente de plantas parasitárias.

Animais Carnívoros e Exemplos  

Chamam-se carnívoros, aos animais que se alimentam predominantemente de carne, provindo de animais vivos ou mortos. A palavra carnívora significa comedor de carne, do latim carne + vorare (devorar). Os carnívoros, numa cadeia alimentar ocupam o terceiro nível trófico ou o consumidor de segunda ordem (consumidor secundário) em diante.

Do ponto de vista da sistemática zoológica, chamam-se carnívoros os representantes da ordem Carnivora, que inclui o cão, gato, foca, leão e outros. Porém, nem todos deste grupo são exclusivamente carnívoros, existindo animais herbívoros, insectívoros, omnívoros e granívoros. Além de mamíferos da ordem Carnivora, existem carnívoros de outros táxons, como, por exemplo, o falcão, o tubarão e o crocodilo.

Os animais carnívoros não precisam ingerir grandes quantidades de alimentos, pois a carne é um alimento rico em nutrientes. Assim, a digestão é mais rápida e, por isso têm um intestino mais curto