As Angiospermas são plantas que possuem sementes protegidas por frutos, diferente das Gimnospermas, que apresentam as chamadas sementes nuas. Estas plantas também apresentam flores. A presença de flores e frutos é fundamental para o desenvolvimento das angiospermas. As flores possuem cores

vivas, néctar e cheiros que atraem pássaros e insectos que vão ajudar no processo de polinização.

As Angiospermas são plantas vasculares (presença de vasos condutores) que habitam diferentes ambientes e representam um grupo muito variado, composto de vegetais de pequeno e grande porte. Vale lembrar que as angiospermas caracterizam o maior grupo do reino vegetal com aproximadamente 200 mil espécies.

Principais características

São vasculares e possuem raiz, caule, folhas, flores, sementes e frutos.

Também não necessitam da água para que ocorra a fecundação. Suas flores produzem o néctar (solução açucarada) que atrai animais, como, abelhas, borboletas, formigas, pássaros, morcegos e outros que acabam polinizando-as.

Da união dos gametas, forma-se o embrião (dentro de uma semente).

Após a fecundação, o ovário da flor se desenvolve e se transforma em fruto (com a semente dentro). A semente nutre e protege o embrião.

É o grupo vegetal mais recente e mais abundante da Terra. Esse sucesso na dispersão se deve ao fato de que todas as flores possuem ovários, ou seja, produzem frutos, uma estrutura que além de proteger a semente serve como elemento de atracção para os animais dispersores de sementes.