Sexo e sexualidade:

Sexo é relativo ao lado natural, hereditário, biológico. Diferencia o macho da fêmea. O sexo é fixado pela natureza.

Sexualidade

Refere-se ao lado afectivo, psicológico e sexual de uma pessoa do sexo feminino ou masculino, ou transgénero ou transsexual.

O desenvolvimento da sexualidade acontece, durante toda a vida, no ser humano, conhecendo as etapas fisiológicas: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade. A sexualidade é produto de características genéticas, interacções ambientais, influências sócio-culturais e religiosas.

Visualização dos ensin  amentos da Igreja Católica sobre a sexualidade humana

Sexo Biológico (Macho – intersexual – Fêmea)

Compreendem as características mensuráveis do individuo como órgãos, hormónios, cromossomas,Intersexual é a combinação destas características do macho e Fêmea.

Psicológica é  forma como você pensa sobre você o que é o homem ou mulher.

Social segue o modelo e padrões que a sociedade construiu ao longo dos anos para definir como cada sexo deve se comportar, agir, vestir, esta relacionado com cultura.

Orientações e identidades sexuais

Quando se fala de orientação sexual, refere-se à direcção ou à inclinação do desejo afetivo e erótico de cada pessoa por outra pessoa. Já quando se fala em identidade sexual, fala-se sobre as características biológicas de um individuo, ou seja, fala-se de cromossomas, genitálias interna e externa, composição hormonal, gônadas e características sexuais secundárias.

A Orientação sexual pode ser entendida como a direcção para qual se inclina o desejo de amar e fazer sexo, de acordo com o género pelo qual a pessoa se sente atraída.

A identidade sexual é o que um indivíduo acredita ser (homem ou mulher).

A posição da Igreja e avaliação moral da homossexualidade

A homossexualidade é entendida como a atracão erótica predominante e persistente entre pessoas do mesmo sexo, uma atracão que, por consequência, desagua em relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo.

A avaliação moral deste tema leva-nos primeiramente a distinguir entre a tendência homossexual e os actos homossexuais. Tratando-se de uma tendência que leva a uma   vivência, é muito importante não julgar, mas sim lançar um olhar misericordioso e compreensível de Deus para com as pessoas em causa.

A sexualidade: O desenvolvimento psicológico e fisiológico

A puberdade e a adolescência: O início da actividade sexual, os namoros e a procura do parceiro para a vida. Há uma transformação morfológica, psicológica e social. As mudanças morfológicas correspondem aos caracteres sexuais primários (mamas, pénis, escroto) e aos secundários, que nos rapazes se desenvolvem devido à actuação de hormonas produzidas nos testículos testosterona-, e nas raparigas se desenvolvem devido à actuação de hormonas produzidas nos ovários – estrogénio progesterona.

A terceira idade – Relações maduras

As transformações biológicas, psicológicas e sociais também se fazem sentir, na transição para a terceira idade. Nas mulheres, destaca-se a menopausa.

A posição da Igreja Católica sobre o Matrimónio e a paternidade/maternidade responsável

O matrimónio é constituído por um ato livre, em que um homem e uma mulher se entregam e se recebem para uma comunhão de vida a dois, para sempre.

A paternidade/maternidade responsável o casal deverá ter em conta um conjunto de critérios fundamentais e pondera-los com equilíbrio e bom senso (cf. GS): o bem global dos próprios esposos;

A reprodução humana é o mecanismo que assegura a perpetuação da espécie. Para o ser humano conseguir reproduzir-se, é necessário que o corpo esteja preparado e capaz de produzir um filho.

O que é a menstruação? A menstruação é a limpeza das paredes internas do útero, quando não há fecundação.

Métodos de planeamento familiar

Métodos naturais do planeamento familiar são: Abstinência, Coito, interrompido, temperatura basal.

Métodos modernos do planeamento familiar são: Pílulas, Injectável (Depo-Provera),Preservativo, DIU (Dispositivo Intra-uterino),Implante,Laqueação,Vasectomia.

Avaliação moral dos métodos de planeamento familiar

Segundo o ensino da Igreja, o Planeamento Familiar tem espaço na discussão da paternidade/maternidade responsável. Portanto, só tem sentido e enquadramento no matrimónio. De facto, um dos pontos que aprendemos do estudo de caso é a importância de uma decisão de consenso dum casal sobre quando quer ter filhos e quantos filhos.

Saúde sexual e saúde reproductiva refere-se às áreas da medicina envolvidas com a reprodução humana e comportamento sexual, as doenças sexualmente transmissíveis, os métodos contraceptivos, anticoncepcionais, entre outros.

Violência baseada no género

A violência baseada no género refere-se à violência, que ocorre, como resultado do papel esperado e associado com cada género e relacionado com as relações desiguais de poder, entre ambos os géneros.

Relações saudáveis têm quatro pilares básicos: amor, confiança, respeito e consentimento.

Direitos sexuais e reprodutivos Referem-se ao direito de desfrutar de uma sexualidade saudável de prazer. É essencial. Pressupõem a escolha livre, autónoma e responsável, promovendo assim o respeito mútuo, nas relações.

 

Referência Bibliográfica

Prof. Dr.a Tengler, H & Prof. Dr. Pe Laissone E. (2015). Manual do Estudante: Habilidades de Vida, Saúde Sexual e Reproductiva, Género e HIV&SIDA; Disciplina Curricular. Universidade Católica De Moçambique; Departamento de HIV&SIDA e Género. Beira – Moçambique.