HIV significa Vírus da Imunodeficiência Humana. Vamos dar uma olhada mais de perto com essas palavras e o que elas significam:

“H” é para o Homem, o que significa que o ser humano só tem esse vírus. Essa é outra maneira de dizer que o vírus é “específico da espécie.” Assim você não precisa se preocupar sempre ser infectado de um animal de estimação ou um mosquito.

“I” é de Imunodeficiência, o que significa que esse vírus faz com que seu sistema imunológico tenha alguns problemas sérios. O sistema imunológico combate as doenças e infecções. Quando o sistema imunológico começa a ter problemas, torna-se mais fácil para você ficar doente e mais difícil para você ficar bem.

“V” é para os Vírus, que se refere ao tipo específico de germe ou antígeno. Outros tipos de germes são as bactérias, fungos e parasitas. Felizmente, todos os tipos de germes podem ser mortos com medicamentos específicos. Infelizmente, o vírus não pode ser morto. Você não pode tomar um medicamento como antibiótico e se livrar do HIV. O vírus fica para sempre conosco. Às vezes, somos capazes de criar condições nas quais eles não nos causam problemas, e é aí que um forte e saudável sistema imunitário vem a calhar.

AIDS ou SIDA é a síndrome de imunodeficiência adquirida. É o resultado de um sistema imunológico enfraquecido, causada pela infecção por HIV. AIDS é diagnosticada quando uma pessoa é positiva para o HIV e também tem uma ou mais infecções oportunistas de AIDS (existem 27) e/ou tem um teste de marcador laboratorial de 200 ou menos células-T. AIDS deve ser diagnosticada por um médico.

As infecções oportunistas associadas à AIDS são chamadas de “doença definidora de AIDS” e também deve ser diagnosticada por um médico. Ultrapassado esta pseuda conceituação básica e distinções, cumpre ir à questão que hoje nos interessa.