Você já pensou o quanto as drogas podem ser prejudiciais?
A questão do uso de drogas ilícitas nos últimos tempos deixou de ser apenas um problema individual para tomar proporções bem mais amplas e, hoje, atinge níveis críticos, a ponto de ser tido como um problema de saúde pública. As drogas trazem vários problemas, não apenas para o indivíduo que a usa, mas para a família e para a sociedade de um modo geral.
Umas perturbam a pessoa, podendo mesmo fazê-la ter alucinações, ter ideias de perseguições, ficar angustiada ou em pânico: são drogas perturbadoras ou psicodislépticas.
Outras adormecem a pessoa, que fica assim sedada, não ser capaz de estar activa: são drogas sedativas ou psicodislépticas.
Outras estimulam momentaneamente a pessoa, dão sensação de ter muita energia: são drogas estimulantes ou psiconalépticas.
Consequências psíquicas das drogas:
- Psicose.
- Depressão e até suicídio;
- Perdas afectivas, solidão;
- Sensações de ansiedade;
- Perda da capacidade lúdica;
- Perturbação do comportamento;
- Dificuldades ou paragem no crescimento,
Fisicamente as drogas podem provocar consequências como:
- Doenças cardiovasculares;
- Doenças pulmonares;
- Doenças relacionadas com a locomoção;
- Overdoses, que é a morte provocada pela ingestão deexcesso da quantidade de droga.
- Doenças infecto-contagiosas (sida, hepatites, tuberculose, doenças sexualmente transmitidas, septicémias ); os toxicodependentes partilham as seringas, pelo que há contactos de sangue que provocam o contágio de algumas destas doenças.