Referem que é o processo em que as células embrionárias sofrem um profundo rearanjo originando uma estrutura totalmente remodelada, em que o plano corporal do futuro animal é definido.

Gastrula corresponde a fase embrionária composta por dois folhetos germinativos primários, a ectoderme e a endoderme. Onde no desenvolvimento posterior, a ectoderme dará origem à epiderme e ao sistema nervoso, e a endoderme a gastroderme e derivados de trato digestivo.

A gastrulação é a transformação da massa celular da blástula em um embrião, constituído por três camadas: a ectoderme, mesoderme e endoderme. Onde cada um destes folhetos dará origem tecidos de tipo fundamentalmente diferentes.

Cerca de metade das células da superfície da blástula migram para o interior, movendo se ao longo do caminho muito especifico. A diferença de quantidade do vitelo presente nos distintos tipos de blástulas desempenham papel muito importante em determinar  os pormenores da migração celular.

 Nas espécies cujo o ovo contem pouco ou nenhum vitelo, os movimentos celulares são simples. As células se movimentam de fora para dentro por invaginação maciça, resultante do colapso de uma metade de blastula contra a metade oposta, formando se assim blastosporo, e a nova cavidade formada pela gastrulacao é o arqueteron, percursor da luz do intestino.

Nas espécies com quantidades moderadas de vitelo, a gastrulacao ocorre ainda por invaginacao do material atravez de um blastosporo.

A distribuicao heterogénea de vitelo, antes da clivagem, resulta em um blastulo constituente de células pequenas em um dos pólos do embrião e de células ggradativamente maiores quanto mais próximo do pólo oposto. O movimento mais vagaroso das células maiores faz com que o blastosporo seja menos aberto. O blastosporo sempre forma ao nível de limite entre o crescente cizento e o hemisfério inferior  do ovo.

Os ovos tão rico de vitelo que a clivagem ficam confinada a uma capa de citoplasma situado a um dos pólos do ovo. É a segmentacao timpica dos repteis, pássaros e peixes, e produzem um blastodisco, que é equivalente à blastula. As células externas não podem mover˗˗se  facilmente atravez do blastosporo. As células descem da camada superior para formar uam segunda camada abaixo ; o sitio dessa migracao é denomido linha primitiva, qual é homologa ao blastosporo.

A gastrulação é um processo que consiste em converter a blastula esférica em um embrião com duas ou três camadas de células. Essas camadas são designadas folhetos germinativos, e todas as subsequentes partes do corpo desenvolve se a partir de um ou mais folhetos germinativos.

Gástrula é a passagem da blástomero para o interior da blástula.

Quase metade de células superficiais, na gastrulação, migram da blàstula para o interior movendo se ao longo de caminhos muito específicos. Nas espécies onde o ovo tem pouco vitelo ou nenhum, os movimentos celulares são relativamente simples. As células se movimentam de fora para dentro por invaginação maciça resultante do colapso de uma metade da blastula contra a metade oposta.

Tipos de gastrulação

Na  embriologia moderna 5 tipos de gastrulacao:

 Epibolia è aquela que as células da metade animal do embrião crescem sobre a metade vegetal, com vitelo abundate.

Epibolia é a expansão de uma camada epitelial sobre outras camadas celulares que, ao serem recobertos, passam a se localizarem no intarior do embrião (ocorre na formacao da ectoderme ).

Ingressao onade as células se proliferam da parede da blastúla para o interior. Em geral óvulos muito pequenos com pouco vitelo.

O ingressao é o processo que consiste na migracao de células  de camada celular  na superfície do embrião para sua parte inteira. ex: mesoderme de Ouriço˗do˗mar e as células nervosas da mosca drosofilia originam se da ingressao.

Invaginação ou embolia células do emisferio vegetal dobram-se para o interior para formar a endoderme e o arquentero, deixando a ectoderme do lado de fora.

Embolia ou invaginacao, consistte no dobramento de uma região da blastula para o interior do embrião, em um processo semelhate ao de esvaziar uma bola de borracha espremendo˗a com o punho fechado. Ex nos embrioe de oriço˗do˗mar, a camada celular que reveste o arquimetro, a endoderme por embolia.

Involução é um processo que consiste na expansão de uma camada celular para o interior do embrião através de um pequeno  orifício, o blastoporo, que surge na superfice da blastula. a  nova camada camada celular  expande˗se pelo interior do embrião em contacto intimo com camada de células que o reveste externamente. A mesoderme dos anfíbios forma˗se por involução.

A delaminação é o processo de formacao de duas ou mais laminas celulares paralelas apartir de uma camada celular inicial. É por meio deste processo que se forma gastrula de mamíferos e aves.

Durante o desenvolvimento da gastrula, as células do tecido embrionário definem o seu detino.antes do estagio, todas células comportam se da mesma maneira. Apartir do estado de gastrula , elas comencam a se transformar em células nervosas, musculares ou glandulares, conforme a posicao em que se encontram. É também nesse estagio que ocorre a difrerenciacao, a partir da célula da mesoderme, de u,ma linhagem especial celular denominada células germinativas. Estas  que migram para as regiões que se formam as gonadas e originam, mais tarde os gâmetas. Todas as demais células do corpo de um organismo constitue uma linhagem somatória.

Indução embrionária

Indução embrionária é a interacao de tecidos a ocorrer no desevolvimento. A inducao embrionária ocorre quando, dois tipos de tecidos diferentes entram em contacto, por força de movimentos morfogenicos, ou por forca do crescimento.

A indução é mediada por contacto físico que algun material químico passado do tecido indutor para o induzido. A inducao pode não ocorrer se o fluxo de substancias químicas ser impedida. É possível provocar a formacao de um segundo tubo neural em um embrião de galinha, enxertando nele tecido de linha primitiva tirado de um coelho. Diversas  substancias químicas, algumas das quais nunca ocorre o embrião, podem induzir a formacao da placa neural no ectoderme embrionari. A substancia organizadoras, ao entrarem na célula que  responde, modificam˗lhe o citoplasma, de modo  que provocam um novo padrão de actividade genética, padrão que leva a formacao de um tubo neur.