Conceito

Um arquipélago é uma cadeia, aglomerado ou colecção de ilhas, ou às vezes um mar contendo um pequeno número de ilhas espalhadas.

A palavra arquipélago é derivada do grego antigo (arkhi-, “chefe”) e (pélagos, “mar”). No período medieval, era o nome próprio para o Mar Egeu e, mais tarde, o uso mudou para se referir às Ilhas do Mar Egeu (pois o mar tem um grande número de ilhas).

Exemplo:

A Indonésia, o Japão, Taiwan, as Filipinas, a Nova Zelândia, as Maldivas, as ilhas Britânicas, as Bahamas, as ilhas do mar Egeu (Grécia), as ilhas da Florida, o Havai, as ilhas da Polinésia, as ilhas Canárias, a Madeira e os Açores são exemplos de arquipélagos bem conhecidos.

Tipos de arquipélagos

Os arquipélagos podem ser encontrados isolados em grandes quantidades de água ou vizinhos de uma grande massa de terra. Dependendo de sua origem geológica, as ilhas que formam arquipélagos podem ser chamadas de ilhas oceânicas, fragmentos continentais e ilhas continentais.

Ilhas oceânicas

As ilhas oceânicas são principalmente de origem vulcânica e amplamente separadas de qualquer continente adjacente. As ilhas do Havaí e a Ilha de Páscoa no Pacífico , e a Ilha de Amsterdão no sul do Oceano Índico são exemplos.

Fragmentos continentais

Fragmentos continentais correspondem a massas de terra que se separaram de uma massa continental devido ao deslocamento tectónico. As Ilhas Farallon, na costa da Califórnia, são um exemplo.

Arquipélagos continentais

Conjuntos de ilhas formados perto da costa de um continente são considerados arquipélagos continentais quando fazem parte da mesma plataforma continental, quando essas ilhas são extensões acima da água da plataforma. As ilhas da passagem interior na costa da Colúmbia Britânica são um exemplo.