As primeiras manifestações nacionalistas em África, tiveram início entre a primeira e segunda guerras mundiais, (1914-1945), tudo intensificou se apos a II guerra quando os africanos começaram a ter concepções mais concretas sobre como por fim ao colonialismo.

O nacionalismo em moçambique

O nacionalismo moçambicano nasceu da contestação ao colonialismo e revelou-se principalmente ao nível das associações, imprensa e da poesia, na linha mais ampla da emancipação africana cujo a espiração predominante chamou-se de pan-africanismo.

Causas do nacionalismo moçambicano

Pode se dizer que, em moçambique foi a dominação colonial que criou a base para a consciência nacionalista tendo como causas, a experiencia de descriminaçãoexploraçãotrabalho forçado, os maus tratos entre outros aspectos ligados a sistema colonial.

Formas de manifestações nacionalistas

O nacionalismo africano foi feito de diversas formas, quer através das greves e sabotagens por parte dos trabalhadores e camponeses através das empresas, o refugio para países vizinhos e literaturas críticas por parte dos intelectuais, pela arte e religião.

A primeira greve dos trabalhadores negros do porto e caminho-de-ferro de Lourenço Marques (actual Maputo), teve lugar em maio de 1919 na qual os trabalhadores negros do cais abandonaram o trabalho exigindo o aumento salarial de 20% por turno, a reação do estado não fez sentir: 400 trabalhadores foram detidos acusados como os principais promotores da greve a 28 de agosto de 1913 incluiu uma curta mais uma das greves pesadas, causada por intenção do estado de cortar os salários entre10% a 30% para minimizar o alagamento das férias. além das outras duas greves greves que tiveram lugar nomeadamente:

  • Greve do pcflm: 7 de Junho de 1947
  • Greve monte da pedreira de Goba, Maputo: 22 de Setembro de 1954

A luta contra o nacionalismo pelos moçambicanos não se fez sentir só na cidade, mas também nas zonas rurais. Foram várias as formas e tipos de protestos levados a cabo pelo governo moçambicano de 1914 até a independência de 1975 destacando-se as migrações para fora do território para as zonas de difícil acesso, as decepções do trabalho mal remunerado, as greves entre outras com o objectivo comum de libertar moçambique.

Fatores do nacionalismo Africano

O nacionalismo foi influenciado principalmente por factores externos, mais também não pode-se destacar os internos que, conjuntamente contribuíram para o aparecimento das ideias nacionalistas neste continente.

 Organizações políticas, intelectuais africanos antes da I guerra mundial e seguidos por muitos outros depois, tiveram um importante papel nesta luta. A revolução russa de 1917 e a política seguida pela URSS também contribuíram em grande parte para a emergência do nacionalismo africano. na conferência de S. Francisco, que se realizou em outubro de 1945 nos EUA, momento das fundações das nações unidas a delegação soviética insistiu para que fosse

Grupos motores do nacionalismo africano

Os grupos motores dos movimentos no continente africano, destacam-se os seguintes: os sindicatos; os intelectuais; os movimentos estudantis; e as acções das igrejas, principalmente as igrejas protestantes e as igrejas animistas que faziam a revindicação nacionalista. os movimentos defensores da negritude e do pan-africanismo exerceram um papel de extrema importância, ambos tendo influenciado os intelectuais e os estudantes a unirem-se e afirmarem-se como africanos, como afirma Paul Sarte.