Causas
A situação da Igreja Católica medieval; A insatisfação política e religiosa dos povos europeus; O nacionalismo emergente; A ansiedade e insegurança provocadas pela espiritualidade vigente.
O Estopim da Reforma
A experiência religiosa de Lutero; A eleição do sacro imperador romano (Alemanha);A escolha do arcebispo de Mainz (Alberto de Brandemburgo); A venda das indulgências; As Noventa e Cinco Teses.
Luteranismo
Martinho Lutero, em 1505 – Ingressa no mosteiro agostiniano de Erfurt tendo em 1512 se tornado professor da Universidade de Wittemberg. Em 1517 – 31 de Outubro: convoca a comunidade académica para um debate sobre as indulgências (as 95 Teses).
Em 1519 – Em debate com João Eck, defende Hus e afirma que papas e concílios podem errar;1520 – Bula Exsurge Domine dá- lhe 60 dias para retratar-se. É queimada em praça pública; 1520 – Escreve À Nobreza Cristã da Nação Alemã, O Cativeiro Babilônico da Igreja e A Liberdade do Cristão; 1521 – Bula de excomunhão; Lutero vai à Dieta de Worms: defende-se e é condenado, refugia-se no Castelo de Wartburg, onde começa a traduzir a Bíblia. As Ideias de Lutero difundem-se na Alemanha e na Europa graças à imprensa. Em 1529 – Dieta de Spira: surge o nome “protestantes.” ; em1529 – Filipe de Hesse convoca o Colóquio de Marburg. Divergência entre luteranos e zuinglianos sobre a Ceia do Senhor.
Calvinismo
A Reforma Calvinista foi o segundo movimento de reforma surgiu na Suíça. Seus primeiros líderes foram Ulrico Zuínglio (Zurique) e João Calvino (Genebra). Esta segunda expressão histórica do protestantismo ficou conhecida como “movimento reformado.”
João Calvino
Calvino nasce em Noyon em 1509, no nordeste da França. Seus pais são Gérard Cauvin e Jeanne Le Franc. Em 1523 – Estuda e humanidades e teologia em Paris. 1528 – Estuda direito em Orléans e Bourges. No ano de 1531 retorna a Paris e retoma seus estudos humanísticos. Escreve um comentário do tratado de Sêneca “De Clementia.” Em 1533 converte-se e tem de fugir de Paris. Começa a escrever a sua obra magna. Em 1536, lamçou-se a Primeira edição da Instituição da Religião Cristã ou Institutas (Basiléia), onde em 1536 desejava ir para Estrasburgo; Guilherme Farel convence-o a ficar em Genebra. Devido a conflitos com as autoridades civis, em 1538 ambos são expulsos.
Com a morte precoce de Zuínglio, o movimento reformado passou à liderança de João Calvino.
Princípios calvinistas
A soberania de Deus na criação, providência e redenção;
O estudo sério e criterioso das Escrituras;
A importância da educação, para os pastores e os crentes em geral;
Governo representativo através de presbíteros e concílios.
Anglicanismo
A Reforma Anglicana ao contrário de outros países da Europa, na Inglaterra a Reforma foi introduzida pela acção directa de alguns reis. Em 1527 – Henrique VIII procura a anulação do seu casamento com Catarina de Aragão, mas o papa recusa-se a atendê-lo.
Princípios Anglicanos
Bíblia como fonte de fé, Salvação pela fé e predestinação, Celibato do clero não obrigatório (qualquer crente pode ser ministro do culto), Rejeição da autoridade do Papa (o rei é o chefe da Igreja), Sacramentos: baptismo, Culto: Supressão da Eucaristia mas mantendo a pomposidade das cerimónias)