O nome moicano significa “das águas que nunca param quietas”. Os historiadores moicanos relatam que o grupo original veio do norte e oeste através da água para, por fim, ficar em torno do rio Hudson ,  porem , eles vieram de um lugar onde as águas nunca ficavam paradas e estavam em busca de um lugar onde elas fossem assim também.

Cultura dos Moicanos

Com frequência tatuavam o seu corpo com figuras geométricas sofisticadas e os homens frequentemente usavam calças. Quando um rapaz Moicano atingia os 15 anos, ele começava a rapar o seu cabelo excepto uma faixa no meio da cabeça. É o famoso penteado Moicano. Cada Outono, os Moicanos faziam uma celebração para dar graças por uma colheita generosa.

Esse corte de cabelo tem relação directa com os antigos índios moicanos, que preferiam morrer a se deixar serem controlados pelos homens brancos que chegaram a seus territórios; por isso, os punks usam este tipo de corte para simbolizar a sua luta contra o sistema de governo que quer impor todo tipo de controlo à liberdade do povo, entretanto eles afirmavam que “é preferível morrer a viver como um fantoche.

Com a introdução da cultura europeia contribuiu em grande parte para o desaparecimento dos índios moicanos. No primeiro século em que tiveram contacto, cerca de 90% da população foi morta devido a doenças.

Os nativos não tinham imunidade contra doenças europeias, como varíola, sarampo e varicela. As tradições culturais dos moicanos começaram a cair no esquecimento quando o comércio e os esforços dos missionários começaram a substituir a economia moicana e espiritualidade. O povo moicano de hoje tem muito pouca influência cultural originais porque os costumes dos antepassados deles ​​foram perdidos