Antes de mais darei defecções de análise e planeamento: A Analise consiste no exame detalhado sobre determinada matéria ou assunto, observando todos os pormenores que formam cada parte de um todo.

Planeamento consiste na escolha dos objectivos a médio e longo prazo e na previsão dos meios e formas para que esses objectivos tenham maiores probabilidades de serem alcançados.

Indo agora a que é a análise e planeamento financeiro, isto é, visam fornecer o diagnóstico sobre a situação financeira da organização, buscando maior interface e equilíbrio entre a análise financeira e estratégica. Além disso, possibilita uma visão do desempenho financeiro da empresa e de suas necessitas.

A análise e planeamento financeiro têm como benefícios.

– Entender o cenário financeiro em que se encontra a organização, tendo um conhecimento total das despesas, facturamentos, fluxo de caixa e capital giro;

– O futuro da empresa se torna mais previsível e também permite tomar melhores decisões sobre onde se quer chegar;

– Colocar as finanças em ordem, propicia uma melhor condição para fazer novos investimentos na empresa.

Gestão do activo financeiro

Consiste na gestão dos recebimentos e pagamentos a curto prazo. A gestão da estrutura financeira consiste em primeiro lugar na definição de alavanca financeira aceitável e em seguida na selecção das fontes e formas de financiamento.

Por alavanca financeira entende-se o efeito multiplicador que o financiamento por capitais alheios provoca sobre a rendibilidade dos capitais próprios.

Qualificação do gestor financeiro

O gestor devera ter certas qualificações especiais e características para poder exercer sua função.

Das suas qualificações destacam-se:

Qualificações base:

– Domínio da matéria de gestão financeira;

– Experiencia profissional fora das áreas financeiras;

– Experiencia de gestão.

Qualificações especiais:

– Compreensão da economia mundial e financeira;

– Entendimento profundo dos mercados;

O gestor financeiro precisa conhecer as principais características financeiras dos participantes do mercado no qual actua a sua empresa, envolvendo clientes, fornecedores e concorrentes.

– Capacidade de avaliação dos riscos da gestão.