Explicação Mitológica
A origem Romanos, explica-se através do mito de Rómulo e Remo. Segundo a mitologia romana, os gémeos foram jogados no rio Tibre, na Itália. Foram resgatados por uma loba, que os amamentou e criados posteriormente por um casal de pastores. Adultos, retornam a cidade natal de Alba Longa e ganham terras para fundar uma nova cidade que seria Roma.
Segundo os Historiadores
De acordo com os historiadores, a fundação de Roma resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da península itálica: gregos, etruscos e Italiotas. Desenvolveram na região uma economia baseada na agricultura e nas actividades pastoris. A sociedade, nesta época, era formada por patrícios e plebeus. O sistema político era a monarquia. A religião neste período era politeísta, adoptando deuses semelhantes aos dos gregos, porém com nomes diferentes. Nas artes destacava-se a pintura de afresco, murais decorativos e esculturas com influências gregas.
Principais características da Alta Idade Media
Formação e consolidação do feudalismo e integração das culturas romana e germânica; Estruturações dos Reinos Ostrogodo, Franco, Vândalo, Visigodo, entre outros, consolidaram suas independências; Fragmentação e descentralização do poder, com política e economia exercida pelos senhores feudais; Sociedade testamental e hierarquizada seguindo as ordens do clero, nobreza e servos;
Europa foi ruralizada baseando-se numa economia agrícola, poucos contactos comerciais externos e uso de moedas; Fortalecimento do Teocentrismo e do cristianismo, ao mesmo tempo em que houve o enfraquecimento da cultura laica; Invasão dos povos vikings, húngaros, sarracenos e eslavos nos séculos IX e X, saqueando várias cidades europeias incluindo Roma.