A história da civilização indiana antiga é, antes de tudo, a história de uma forma de pensar. Nos princípios que unem as suas mais diversas manifestações, e não dos que as distinguem pode nos dar uma ideia do modelo histórico que os indianos desenvolveram desde a antiguidade e que podemos, igualmente, considerar como muito bem-sucedido.

Origem

Por Volta de 1500 a.C os arianos, povo de origem indo-europeia, invadiram o Vale do Rio Indo e conseguiram subjugar os Marajás, príncipes indianos. A mistura dos Drávidas, antigos habitantes da Índia, com os arianos deu origem a Civilização Indiana. Antes da formação da sociedade indo-ariana, as populações arcaicas da Índia se aglomeraram nas cidades de Hararapa e Mohenjo Daro.

Ao longo de sua história a Índia caracterizou-se pela variedade de religiões praticadas em seu território. A Civilização Indiana, também conhecida como Civilização Hindu, no início de sua história teve como principal pilar da sociedade a religião do vedismo. O período védico iniciou se por volta de 1500 a.C. e durou até o século VI a.C. O Império Indiano formado era controlado pelos arianos.

Ciência

Para se perpetuarem no poder eles escreveram os Vedas, os livros do conhecimento. Segundo o Vedismo, todas as pessoas ao nascerem já tem seus destinos determinados pelos deuses. Baseado nestes preceitos a sociedade indiana foi divida em classes, as chamadas castas.

Os vedas são distribuídos em rigveda, yajurveda, samaveda e atarvaveda. São 4 livros sagrados escritos em Sânscrito.

Principais castas

Actualmente existem milhares de castas, mas no início da civilização existiam apenas 4 que são:

Brâmanes – Vieram da cabeça de Brahma, exercem a função de sacerdotes do vedismo, responsáveis pelos ensinamentos das leis de Brahma.

Xatrias – Oriundos dos braços de Brahma. Exercem a função de guerreiros e responsáveis pela liderança política.

Vaixias -Oriundos das pernas de Brahma. Exercem a função de comerciantes.

Sudras – Vindos dos pés de Brahma exercem a função de camponeses, artesãos e operários.

Parias – a classe mais discriminada da sociedade hindu. São considerados intocáveis, também conhecidos como Dalits.

Império Aqueménides – Os persas na época do reinado de Dario invadiram parte do território indiano. Em 520 a.C. foi formado o Império Aqueménides na Índia.

O Império de Alexandre – Alexandre, o Grande, em seu avanço pelo território persa chegou até a índia em 334 a.C.

Apesar do avanço de persas e gregos, boa parte dos reinos da Índia continuaram independentes pois ainda não tinham sido conquistados por completo pelos invasores.

Império Magadha

A Mahajanapada de Magadalha após dominar outros reinos regionais, passou a formar o Império Magadalha. No governo de Açoka, o império conseguiu expulsar os povos helênicos além de conquistar novos territórios.

Em 321 a.C. inicia se a dinastia Mauya, dinastia responsável pela unificação do território indiano. O Budismo passou a ser a religião praticada pelas regiões pertencentes ao reino Magadalha. A Dinastia Sunga substituiu os Mauryas e como consequência o budismo foi substituído dando lugar ao retorno do Bramanismo.

Religiões da Civilização Indiana

Vedismo – Antiga religião dos Hindus que passou a ter grande influência na Civilização Indiana, dividindo a sociedade em castas que não poderiam ser mudados. Os deuses do vedismo estão relacionados as forças da natureza.

Bramanismo – Também conhecido como Hinduísmo, esta religião é originaria do Vedismo. Os hindus acreditam na reencarnação e evolução da alma. Na busca pela explicação das Castas, os hindus chegaram a conclusão de que a posição de um individuo na sociedade deve se ao Ciclo do Carma.

Principais deuses hindus:

Brahma, criador de tudo

Vishnu – conservador

Shiva – destruidor.

Budismo – Religião fundada no século V por Sidarta Gautama, o Buda . Na Índia o budismo ganhou um grande número de adeptos devido a doutrina se opor ao sistema de castas que discriminava a maioria da população hindu.