O que é G20?

G20 (abreviatura para Grupo dos 20) é um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia.

Criação do G20

O G-20 foi criado em substituição ao G33 – que, por sua vez, havia substituído o G-22 -, durante a reunião de cúpula do G7, em Colónia, em Junho de 1999. Em 26 de Setembro do mesmo ano, foi estabelecido formalmente, na reunião de ministros de finanças. Sua reunião inaugural ocorreu em 15 e 16 de Dezembro, em Berlim.

O novo Grupo dos 20 foi proposto como um novo fórum para cooperação e consulta nas matérias pertinentes ao sistema financeiro internacional. Estuda, revisa e promove a discussão entre os principais países desenvolvidos e os emergentes. É integrado pelos ministros de finanças e presidentes dos bancos centrais do G7 e de outros 13 países chaves, além do Banco Central Europeu.

Países membros do G20

São países membros do G20 os seguintes:

África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e Países membros da União Europeia

Objetivos do G20

O objectivo primário do G20 é discutir e desenvolver políticas de promoção do crescimento sustentado da economia global.

Outros objetivos do G20

Eliminação de restrições no movimento de capital internacional;

Desregulação;

Condições de mercado de trabalho flexíveis; Privatização;

Garantia de direitos de propriedade intelectual e de outros direitos de propriedade privados;

Criação de um clima de negócios que favoreça a realização de investimentos estrangeiros directos;

Liberalização do comércio global (pela OMC e por acordos bilaterais de comércio).