Localização do império Sonhai

Sua posição geográfica às margens do Níger, na zona fronteiriça entre Sudão e o Sahel, Gao tornou-se, no século XII, a capital do jovem Estado.

Origem e formação do império Songhai

Nos primeiros séculos da nossa era Pescadores nómadas sorko se estabelecem na grande curva do rio Niger, onde convivem e depois assimilam seus vizinhos, os agricultores soromba. As comunidades se expandem ao longo das margens do rio, durante os séculos V e VI.

Segundo a tradição, Faran Maghan Bote e quem consegue primeiro reunir os clãs antes dispersos. Ele institui a dinastia dya e funda o pequeno reino de kukia, considerado o berço do futuro império do Songhai. No inicio do sec.X o rei dyakossoiabraça a féislâmica e conquista a cidade de Gao (actual Mali).

O reino que se estendia sobre as duas margens do Níger, de Dendi a Gao, era dirigido pelos Dia ou Za, provavelmente uma fracção dos Songhai miscigenada com berberes. De qualquer modo, no século XI o Dia tinha o título songhai de Kantaou Kanda. Evento de importância capital foi a conversão do Dia kossoyao Islã em1019; o exemplo não parece ter sido seguido pelos Songhai, que por muito tempoainda permaneceram fiéis às suas crenças e práticas religiosas tradicionais.

No sec XV o Songhai começou a desenvolver-se o mais governante Sunni Ali Ber, que tomou o poder em 1464 e fez do Songhai o mais poderoso estado daquela época.

SunnĪ ‘AlĪBer enfrentou grandes dificuldades junto à aristocracia muçulmana, principalmente em Tombuctu.

 Dois séculos mais tarde, os ultimas desta cidade descrevê-lo-iam à posteridade como um soberano cruel, tirânico e libertino; hoje já está reabilitado. Os motivos de sua oposição aos ulemás eram tanto políticos quanto ideológicos. Tendo sido educado no Faru (Sokoto), terra de suamãe, nunca foi bom muçulmano, pois jamais abandonou os cultos tradicionais songhai. Os ulemás criticavam‑no constantemente e muitos deles aliaram‑se aos tuaregues de AkilAkMelawl, contra os quais Sunni lutava. Acima de tudo,o imperador simbolizava a cultura tradicional songhai diante de forças novas:o Islã e as cidades.

Com a morte de Sunni Ali provocou uma guerra civil. SunniBaare recusou‑se a reconverter ao Islã. Um partido muçulmano, dirigido pelo Muhammad e seu irmão Umar

Komdiagho, revoltou‑se contra o novo sunnie o derrotou em Anfao, na região de Gao. Muhammad Turé ou Sylla apossou‑se do poder soberanocom o título de askiya, fundando, assim, uma dinastia muçulmano.

O Askiya Muhammad era de origem soninke, do clã dos Turé ou Sylla,provenientes do Takrūr. Apesar de iletrado, era muçulmano fervoroso, homemequilibrado e moderado, além de político sagaz. Apoiou‑se sobre as novas forces para expandir e consolidar o império fundado por Sunni AliBer; sua vitória foia do Islã. O início de seu reinado foi marcado não tanto pelas conquistas, maspela peregrinação que empreendeu a Meca.

O Askiya Muhammad deu continuidade à obra de Sunni AliBer. Auxiliado pelo irmão UmarKomdiagho, expandiu o império em todas as fronteiras.Dominou as regiões de Macina e de Zara (Diara) onde, em 1512, foi mortoTenguella (Tonguella), sucedido pelo filho KolyTenguella. Tornou‑se senhor do Saara até as minas de Teghazza, conquistou Agadez e as cidades haussade Katsina e Kano.

0rganizacao política do império

A organização politica era mais elaborado que a do Mali, com um imperador (um selo, uma espada, Corão como insígnias) e um corte faustosa.

Havia um exércitoprofissional armado com lanças e zagaias com ponta envenenadas e saberes, alem de uma equipa de altos funcionários a dirigir o império.

Muitos grupos populacionais como os Fulas, Tekrurs, Songhais, Berberes, Mandingas, Sarakoles, Haussas, prestavam serviço ao Askia.Em cada cidade, o chefe do Mercado, da policia (Mundio) e o comissário para estrangeiros estavam dependentes do poder central.

 A monarquia de Gao sob os askiya, herdeira de longa tradição de governo,fundavamse nos valores islâmicos e consuetudinários. Segundo os antigos costumessudaneses e songhai, o toi (rei) era o pai do povo, dotado de poderes semi-sagrados. Quem dele se aproximasse,tinha de se prostrar em sinal de veneração. Já a tradição islâmica estipulava queo monarca de Gao, muçulmano desde o século XI, devia governar segundo ospreceitos do Corão. Estas duas tradições combinavam‑se; dependendo da personalidadedo soberano, predominava uma ou outra. O Askiya Muhammad Ie o askiyaDawudoapoiaram‑se no Islã; SunnĪ ‘AlĪ e a maioria dos outros askiyaforam mais songhai do que muçulmanos.O imperador residia em Gao, cercado de numerosa corte, a Sunna, que compreendia membros dafamília, grandes dignitários.

O governo era constituído por ministros e conselheiros nomeados, quepodiam ser demitidos pelo askiya, e obedeciam a uma hierarquia segundo a suafunção. Pode‑se distinguir o governo central do askiyae o das províncias. Os funcionários do governo central formavam o conselho imperial, que debatia todos os problemas do império. Um secretario‑chanceler redigia as atas

do conselho, tratava da correspondência do soberano, da redacção e da execuçãode suas leis.

Os Songhai adoptaram dois sistemas de governo, de acordo com o território em questão.

Um primeiro grupo compreendia as províncias conquistadas, governadas por chefes nomeados e demissíveis a qualquer momento pelo askiya. Estes governadores,hierarquizados, exerciam o poder soberano – excepto a justiça, confiadaaos Cádis.

O império era dividido em duas grandes províncias: Kurmina a oeste e Dendi

a sudeste.

A administração indirecta concernia aos países vassalos ou tributários. O chefedo território era nomeado segundo os costumes locais e reconhecido pelo askiya.Disputas entre os pretendentes ou rebeliões contra a autoridade imperial, noentanto, aconteciam.

Com estes vários sistemas de administração o central, o provincial e o indirecto. O Império de Gao conseguiu organizar as populações manter pessoas e bens em segurança e alcançar grande desenvolvimento económico.

Organização social

No Songhay havia duas classes sócias:

Classe dominante-chefe suprema, exército profissional, altos funcionários

Askiya nomeavam e demitiam governadores e ministros.

Classe dominada classe trabalhadora.

Organização económica

Pela sua localização geográfica no centro do Sahel sudanês, a Império Songhai era uma região privilegiada para os intercâmbios transaarianos. O Níger, que atravessava de oeste para leste, facilitava as comunicações, e seu vale fértil era intensamente cultivado. Assim, distinguem-se dois sectores económicos, um rural tradicional, e o outro urbano e comercial.

Os Songhai’s viviam da pesca e do comércio local do ouro e do sal,pois essa região possuía grandes minas de sal.

O Askia tinha o poder supremo, pós dispunha de contingente de elite e de toda região de Gao, povoado de servos submetidos a uma administração directa e ocupados na criação de gado e na rizicultura.

A Estrutura da produção era, portanto, nesse momento baseada no trabalho servil. Mas, em tempo normal, a massa campesino ou servil não era muito oprimida. Os excedentes eram, portanto deixados aos interessados, escravos ou homens livres. Mas a base da economia no Songhay era:

  • A agricultura-produzindo arroz;
  • Pastoricia-criando gado.

O comércio ouro, sal, cauriz, eram as moedas usados no comércio centralizado.

A expedição sob o comando do EL D’ Jouder e desta vez as armas de fogo se impõem e os songhaios são derrotados na batalha de Tondidi em 1591 e dali envia riquezas ao Marrocos: camelos carregados de ouro bruto, pimenta chifres, e uma espécie de Madeira usada para tingir tecidos alem de cavalos e escravos de ambos os sexos.

Em seus últimos dias, o Império, vasto conjunto territorial, construído por Sonni Ali e o askiyaMuhammad, não dispunha de uma estrutura étnica e Socio-cultural que já tivesse conferido uma unidade maior a seus grandes predecessores na região Gana e Mali.