INFORMAÇÃO INSTITUCIONAL

Sigla: ISRI

Regime: Privada

Região: Maputo (cidade)

Páginas Web: http://www.isri.ac.mz/index.php

BREVE HISTORIAL DO INSTITUTO SUPERIOR DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Em 1991, o ISRI materializou um dos seus objectivos principais ao criar o Centro de Estudos Estratégicos Internacionais (CEEI), cuja atribuição principal consiste em desempenhar funções de pesquisa científica, académica e aplicada.

Na procura de elementos de complementaridade e de crescimento como uma IES, e em resposta às demandas públicas, introduziu, em 2001, o curso de licenciatura em Administração Publica e, em 2009, cursos de mestrado em Relações Internacionais e Desenvolvimento, com especialidade em Politica Externa e em Comércio ou Finanças Internacionais; mestrado em Administração Publica e Desenvolvimento, com especialidade em Administração territorial ou em Gestão de Finanças Publicas.


Com corolário, o ISRI tem hoje inscritos nestes cursos 1.916 estudantes, sendo 856 no período laboral e 940 no período pós-laboral, assistidos por um corpo docente constituído por 65 docentes, dos quais 1/3 são titulares do grau académico de Doutoramento.

À luz dos seus Estatutos, plasmados pelo Decreto nº. 12/97 de 3 d Junho, o ISRI pode outorgar títulos honoríficos, tais como os de Professor Emérito e de Doutor Honoris Causas a professores, cientistas, nas Ciências, nas Letras, nas Artes e na Cultura em Geral ou que tenham prestado serviços relevantes à Humanidade, à Nação ou ao Instituto Superior de Relações Internacionais.


No seu percurso institucional e de desenvolvimento, o ISRI criou competências e em património académico, em recursos humanos que o qualificam, ao abrigo do disposto na alínea b) do nº. 3 do Artigo 4 do Decreto 48/2010, de 11 de Novembro, em Instituto Superior, especializado no domínio do conhecimento teórico e aplicado, ou de profissões, domínio das ciências sociais e humanas, indicadas no nº. 2, do diploma legal acima citado.

Hoje, Moçambique conta com várias Instituições de Ensino Superior, entre públicas e privadas, espalhadas por todo território nacional mas nenhuma tem como focus da sua actividade académica e docência, a investigação e a extensão em política doméstica e internacional.


Desde a sua criação, o ISRI estabeleceu-se e se destacou como a principal instituição académica em Moçambique vocacionada ao estudo de relações internacionais e diplomacia. A nível nacional e internacional como uma disciplina académica, através dos processos de desenvolvimento do conhecimento e compreensão das relações internacionais uma perspectiva multidisciplinar.


Tendo-se tornado uma referência na produção de estudos e promoção de debates sobre os diferentes temas de relações internacionais, o ISRI vem cumprindo um papel político, académico e também social de contribuir para a informação, formação e desenvolvimento da sociedade moçambicana através do conhecimento. Com diferentes estudos já requisitados pelo governo bem como demais entidades nacionais e estrangeiras a operar em Moçambique, o ISRI tem sido um dos pilares académicos ao serviço da sociedade e do Estado Moçambicano na busca de um melhor enquadramento do país na arena internacional.

Numa altura em que as relações internacionais se caracterizam por serem multipolares, complexas e interdependentes, a necessidade e respectiva importância do ISRI torna-se cada vez maior, visando garantir a contínua investigação e pesquisa em matérias ligadas à relações de Moçambique com o mundo.

Documentos

Encontre aqui os Estatutos do Instituto Superior de Relações Internacionais (Download)

Missão

A missão do ISRI é garantir uma formação integral para o desenvolvimento sustentável e inclusivo.

 Visão

O ISRI se esforça para ser uma instituição relevante nacional e global na promoção da paz e desenvolvimento, funcionando de forma eficiente, eficaz, flexível e multidisciplinar.

Principios e Objectivos

O ISRI orienta-se pelos princípios legais e estatutários, nomeadamente:

democracia e respeito pelos direitos humanos; igualdade e não discriminação;

valorização dos ideais da pátria, ciência e humanidade; liberdade de criação cultural, artística, científica e tecnológica;

participação no desenvolvimento económico, científico, social e cultural do país, da região e do mundo.

Para além dos princípios referidos no número anterior, o ISRI, orienta-se pelos princípios gerais e pedagógicos definidos nos artigos 1 e 2 da Lei nº6/92, de 6 de Maio, que aprova o Sistema Nacional de Educação e a Lei nº1/93, de 24 de Junho, que regula a actividade do Ensino Superior.

São objectivos gerais do Instituto Superior de Relações Internacionais a formação superior, a investigação e a extensão.

São objectivos específicos do Instituto Superior de Relações Internacionais:

formar técnicos em Relações Internacionais e Diplomacia, Administração Pública e de Estudos de Desenvolvimento e Ciências Politicas;

formar quadros para o serviço diplomático e consular da República de Moçambique;

ministrar cursos de aperfeiçoamento e especialização para quadros de serviço diplomático e consular da República de Moçambique;

promover cursos de capacitação em Relações Internacionais e Administração Pública para quadros dos sectores públicos e privados;

realizar acções de actualização dos conhecimentos dos quadros e graduados de nível superior sempre que se mostrar pertinente;

promover e incentivar a investigação científica, bem como estudar e difundir a aplicação da ciência no âmbito do desenvolvimento do país;

realizar actividades de extensão e de difusão da ciência no seio da sociedade moçambicana;

estabelecer relações de intercâmbio científico e cultural com instituições nacionais e estrangeiras.

No quadro da formação integral do estudante, incumbe, designadamente, ao ISRI:

desenvolver a consciência deontológica e do brio profissional;

promover nos estudantes um espirito crítico e autocrítico, gosto pelo estudo, pela pesquisa e pelo trabalho.

Localização:

Bairro do Zimpeto (Rua do Grande Maputo) Quarteirão 88 Maputo Moçambique

Telefone:

+258 21 900 068

Email:

[email protected]