Civilização que surgiu e se formou na região do Oriente Médio, em especial na península arábica, região com clima árido, com desertos de areia na sua parte interior, porém com regiões férteis e prósperas próximas ao litoral e em planícies banhadas por rios. Inicialmente os árabes caracterizavam-se pelo nomadismo, pelo politeísmo e por uma grande diversidade cultural. Tendo o comércio em algumas cidades como um grande ponto de encontro entre as diferentes culturas e uma importante actividade económica.

Das tribos nómades do Oriente Médio podemos destacar os Beduínos, que vivem há muitas gerações no deserto e tem como principal modo de vida o nomadismo e o comércio especialmente do camelo e de especiarias. Eles se abrigam em tendas que montam no deserto. Com os deslocamentos, as caravanas árabes entravam em contacto com as rotas comerciais que ligavam o Oriente e o Ocidente.

Antes do surgimento do Islã, o comércio esta ligado à religião politeísta. Santuários, culto e adoração localizavam-se próximo a feiras e rotas comerciais, em especial em Meca, onde estava a Kaaba (pedra sagrada). Já as tribos coraixitas, habitavam a região litorânea e viviam do comércio fixo.

Legado

  1. Conhecimentos astronómicos: bússola, astrolábio;
  2. Na medicina com: anestesias, procedimentos cirúrgicos;
  3. Na matemática eles foram os inventores dos algarismos arábicos (números, 1,2, 3…);
  4. Trouxeram da China e Índia contribuições como o papel e a pólvora;
  5. Na nossa língua também há contribuições de vários termos como alfândega, alambique, álcool, laranjeira, limoeiro entre outras coisas;
  6. Influenciaram na química, em aspectos administrativos (cheques, cartas de câmbios);
  7. Contribuíram na literatura com obras como as “Mil e uma noites”, na arquitectura com os arabescos, azulejos e crenças e costumes da religião Islâmica.