O relevo da superfície terrestre é uma feição continua e tridimensional, existem diversa maneira para representar o mesmo, sendo os mais usuais são: as cursas de níveis e pontos cotado.

O ponto cotado é a forma mais simples de representação do relevo, as projeção do pontos no terreno tem representado ao seu lado as suas cota ou altitude, normalmente são empregado em cruzamento de vias, pico de morro.

Perfis transversais são corteis verticais do terreno ao longo de uma determinada linha, onde um perfil transversal é obtida a partir da intersecção de um plano vertical como o terreno, é de grande utilidade em engenharia, principalmente no estudo de traçado de estrada.

Durante a representação de um perfil costuma se empregar escala X e Y, buscando enfatizar o desnível entre os pontos, uma vez que a variação em Y (cota ou altitude), é menor por exemplo: 1.100 em X e 1.10 em Y.

Curvas de nível formam mais tradicional para a representação do relevo podem ser definida com linha que unem ponto com a mesma cota ou altitude

Representam em projeção ortogonal a intersecção da superfície do terreno com o plano de horizonte. A diferença de cota ou altitude entre duas curvas de nível é destinada de equidistância vertical, obtida em função da escala, carta, tipo de terreno e precisão das medidas altimétricas. As curvas de nível devem ser numera da para que seja possível a sua leitura, neste caso esta numeração ee fundamental para a interpretação da representação.

As curvas de níveis podem ser classifica em curvas mestrado ou principal e secundário, onde as curvas de nível mestra são presenta com traço diferente das demais sendo todas numeradas, onde as curvas secundarias complementam as informações