Os Swázis ou suazis, compõe o principal grupo étnico linguístico da Suazilândia (África Austral) e são falantes da língua Suázi que faz parte das línguas bantas.

História

Até o final do século XVIII, a sociedade suazi era um grupo Nguni  estreitamente organizados em torno de grupos de filiação sanguínea. Naquela época, um poderoso chefe, Ngwane I, assumiu o controlo sobre vários pequenosgrupos de Nguni e cidades de Sotho para fortalecer a defesa de seu próprio exército contra as forças do reino de Mthethwa liderado por Dingiswayo. O maior rival de Mthethwa, o reino Ndwandwe subjugou Mthethwa e matou Dingiswayo. Ngwane I, sob a pressão do êxodo Zulu (Ndwandwe) liderado pelo rei Shaka e conhecido como Mfecane , recuou para o território montanhoso que mais tarde se tornaria a Suazilândia em 1968, uma nação independente liderada pelo rei Sobhuza II .

Ao mesmo tempo, os suazis que residiam em Kangwane, África do Sul, região fronteiriça com a actual Suazilândia, poderiam resistir à incorporação ao império Zulu durante o reinado de Shaka Zulo, mantendo relações pacíficas em geral com os sucessores de Shaka. Desde 1960, a Suazilândia pressionou Pretória (África do Sul) a devolver as áreas de Swazi ocupadas pela África do Sul. Em 1982, Pretória concordou, mas essa decisão foi anulada pelo Supremo Tribunal da África do Sul. Posteriormente, após a queda do apartheid  em 1964, a Suazilândia continuou reivindicando o território de Kangwane como território tradicional da Swazi tornando-se um conflito de fronteira entre os dois países.