Dinastia de Changamire, dinastia que governou uma vasta área na África Australl entre os rios Zambeze e Limpopo. O poder desta dinastia atingiu o seu auge a partir do século 15 até sua destruição em 1830, tendo conseguido até mesmo expulsar os portugueses dentro da sua área de jurisdição.

Fundado por Changamir, filho humilde de Matope, o governante do império Mwenemutapa, que o nomeou governadores de suas províncias. Ele declarou sua independência do sucessor de Matope e fundou um reino que ele chamou de Rozwi. Estabeleceu contactos comerciais com comerciantes árabes e seu filho (Changamire II, que usou o nome como título dinástico) estabeleceu contactos com os assentamentos portugueses na costa Oriental Africana.

Embora os contatos com os portugueses tenham sido encorajados inicialmente, de 1693 a 1695 o império de Changamire repeliu os portugueses de todas as suas estações no interior durante uma campanha contra o restante do império de Pbire. O império de Changamire foi destruído pela chegada das tribos Nguni e Ndebele durante o Mfecane (um período de vastas migrações ocasionadas pelas guerras zulu na África do Sul).