História do Império Acadiano

O Império Acadiano é um grande reino da Mesopotâmia que se formou na sequência das conquistas de Sargon de Akkad e existiu entre 2334 e 2192 aC. Durante esse período, ele teve 5 reis da mesma dinastia, que governou um total de 141 anos.

O império acadiano chegou a ter um tamanho grande, estendendo-se ao longo dos rios-Tígris e Eufrates, da Síria ao Líbano, chegando também às margens do Mediterrâneo. Esta grande extensão torna um dos primeiros grandes impérios da história. A civilização acadiana pode ter sido o primeiro verdadeiro “império” do mundo, e revoluções e rebeliões das cidades-estado que conquistaram eram frequentes.

Cultura Acadiana

Os trabalhos acadêmicos avançaram rapidamente sob o próspero governo dos primeiros Acadianos. Os avanços no realismo e uma maior quantidade e qualidade de detalhe diferenciam a obra de arte do período aracista dos trabalhos das culturas anteriores da Suméria. A Stuart da Vitória de Naram-Sin, que era o terceiro rei do Império Acadiano e o neto de Sargon, é um bom exemplo desses avanços.

Expansão do Império

Os Acadianos construíram um império conquistando áreas muito amplas. Entre eles, podemos citar as seguintes áreas: Mesopotâmia Superior , Mesopotâmia Inferior (cidades do estado da Suméria), Elam . Mais tarde, Naram-Sim anexou zonas da costa este do Mediterrâneo (no momento do Líbano) e penetrou na Anatólia (actual Turquia).

Atividades econômicas

Na antiga Mesopotâmia, a atividade econômica básica era a agricultura, dadas as excelentes condições naturais da região e o uso de rios através de obras de irrigação.

No caso do Império Acadiano, sua extensão a várias áreas da Mesopotâmia permitiu a obtenção de matérias-primas que não estavam em Acádia. As populações dominantes contribuíram para o império através de um tributo, que poderia ser em produtos tão diversos como madeira, peixe seco, cereais, metais, sal e uma grande variedade de artesanato.

Decadência

Nos primeiros anos do século XXI a C, alguns dos povos submetidos pelos acadianos começaram a se rebelar contra o Império. Esta crise foi agravada pelas invasões conjugadas e disputas internas. Após um período de prolongados conflitos, por volta do século XVIII a.C., o rei da Babilônia, Hamurabi, realizou uma série de conquistas criando, na região, o primeiro império babilônico.