Localização

Teotihuacan ou Teotihuacan, é um sítio arqueológico localizado a 40 km da Cidade do México, declarado Património da Humanidade pela Unesco em 1987.

Teotihuacano foi a maior cidade conhecida da época Pré-Colombiana na América e o nome Teotihuacano é também usado para referir a civilização desta cidade dominante, a qual estendeu a sua influência sobre grande parte da Mesoamérica.

Limites

Norte – tuxpan

Sul – asteca

Oeste – oceano Índico

Leste – golfo do México

Lenda

Este povo tem sua a própria história lendária, surgiram de sete cavernas a noroeste da Cidade do México. Na verdade, esta lenda diz respeito apenas aos tenochca, um dos grupos astecas. Esta tribo dominou o Vale do México e fundou Teotihuacano, que se tornaria a capital do império asteca, por volta do ano 1325 d.C. Conta a lenda que o deus Huitzilopochtli conduziu o povo a uma ilha no Lago Texcoco. Ali viram uma águia, empoleirada num cacto, comendo uma serpente. Segundo uma profecia, este seria o sinal divino para o local da construção de sua cidade.

Formação

O declínio dos olmecas resultou num vazio de poder no México. Deste vazio emergiu Teotihuacan, inicialmente colonizada em 300 a.C. Em 150, Teotihuacan já era a primeira verdadeira metrópole do que agora se designa por América do Norte. Teotihuacan estabeleceu uma nova ordem política e económica nunca antes vista no México. A sua influência estendia-se por todo o México até à América Central, fundando novas dinastias nas cidades Maias de Tikal, Copán e Kaminaljuyú. A influência de Teotihuacan sobre a civilização maia não pode ser subestimada, visto que transformou o poder político, as manifestações artísticas e a natureza da económica.

Durante o período clássico na América central, Teotihuacan foi a civilização dominante nesta região, embora seu controle directo tenha se restringido apenas ao México central e a Guatemala, mas a influencia foi notória em tida região da América central. Para ele, existem evidências arqueológicas de que Teotihuacan terá sido um local multi-étnico, incluindo Zapotecas, Mixtecas, Maias e Nahuas.

Organização social

Os teoticanos eram pessoas fortes, de Pele escura, rostos redondos cabelos curtos e grossos. Distingue se três estratos sociais, nomeadamente os nobres, militares, burocratas e sacerdotes faziam parte da classe aristocrática, os artesãos da classe média e na classe subsequente encontrava os camponêses, servos, serviçais e escravos.

Organização administrativa

O poder pertencia ao sector militar da sociedade. Sacerdotes e burocratas administravam o império, enquanto as classes mais baixas eram formadas por camponêses, servos, serviçais e escravos constituiando o suporte da classe dominante. Na cidade de Teotihuacano propriamente dita, vivia uma população cosmopolita. A maioria das etnias regionais encontravam-se representadas na cidade, como os Zapotecas provenientes da região de Oaxaca onde viviam em comunidades de apartamentos desenvolvendo os seus misteres e contribuíam para o poder económico e cultural da cidade.

A cidade era claramente dividida em bairros e centro cerimonial religioso, onde se podiam encontrar os edifícios de actividades administrativas e os grandes palácios, para além dos templos e grandes pirâmides. Na regiõo adjacente do Centro urbano, era constituída por um pátio com casas à sua Volta, onde se supõe que viviam os sacerdotes e os governantes. O povo morava em cabanas feitas de madeira com lama seca. Os sacerdotes tinham, um papel muito destacado no que diz respeito à religião e administração. No que toca ao corpo militar desta sociedade conhece-se muito pouco. Sabe-se que não tratava de uma sociedade militarista ainda que na época final aparecesse com mais frequência.

Relações Económicas

Os teotihuacanos, no princípio viviam da caça e pesca.  depois passaram  a  dedicar se  da agricultura. A agricultura era a principal atividade económica. O milho era o alimento básico,  e dele  produziam farinha.Organizavam os campos em Chinampas: cercados de estacas, em que se espalhava junco e esteiras e colocavam lama por cima. Nesta lama, os produtos eram cultivados,  usando  técnicas avançadas na construção (palanques, obras de irrigação). Extraíam uma bebida forte do cacau, o Xocoatl.

Os Teotihacanos tinham um intenso comércio. Nos mercado, de modo especial no de Tlatelolco, comprava-se e vendia-se de tudo: alimentos(legumes,ervas medicinais),  animais, utensílios e escravos. Eram muito bem organizados e com leis severas para manter a qualidade, a higiene e a segurança. Não existia dinheiro. Amoeda mais usada era a semente de cacau, símbolo de riqueza e poder.

Política

Nos primeiros séculos da nossa era, Teotihuacan passou a ser um território politicamente organizado, tendo expandido grandemente as suas fronteiras. Durante o seu apogeu influenciou muitos povos vizinhos e inspirou outras culturas tendo ainda legado conhecimentos científicos e culturais às sociedades posteriores. A expansão do império de Teotihuacan foi conseguida, não pelas armas, mas pelo uso sábio do comércio e da religião. Quando a cidade se tornou grande e poderosa, as casas passaram a ser edifícios de pedra substituindo cabanas de madeira e palha. A classe governante, a aristocracia vivia num bairro rodeado por uma muralha, construído nas proximidades do que actualmente se designa por calçada dos Mortos. Os seus palácios eram ricamente decorados com pinturas murais onde se encontravam representadas figuras de determinados animais, deuses e outros personagens religiosos. O resto da população vivia em construções tipo apartamento de um só piso em que chegavam a juntar-se entre 60 a 100 indivíduos. A certa altura existiriam cerca de 2000 construções deste tipo. No centro tinham um pátio e um ou dois templos.

Cultura

A cultura teotihuacana é anterior à cultura Tolteca. Estes povos destacaram-se na fabricação de papel, (batiam casca de figueira brava até formar lâmina), compunham peças dramáticas para representações teatrais. A prática da cura era feita por curandeiros, com caráter hereditário, sendo que muitos medicamentos foram considerados eficazes pelos espanhóis a quando da sua expedicao, já no séc. XV.

A expressão artística mais significante foi a escultura em pedra, as estátuas eram muitas vezes terríveis e enomes

A arte

Os arquitectos e os artistas eram alvo de elevada consideração e possuíam oficinas especializadas. No entanto, produziam as máscaras com uma beleza excepcional. Nunca reproduzem os traços especiais de cada indivíduo mas sim os traços gerais de cada povo. As suas linhas são correctas e mostram o retrato físico e espiritual de uma estirpe.

Outras eram revestidas de mosaicos de turquesas, coral e obsidiana:

  • Turquesa, a cor de Tláloc (deus da chuva e da água).
  • Vermelho (coral), a cor de Xiuhtecutli (deus do fogo).
  • Negro, a cor do Quetzal, O Quetzal é uma ave de bela plumagem;

As máscaras em Teotihuacan eram consideradas os objectos de arte mais preciosos de todos os encontrados no México.

As grandes pirâmides

Caracteriza as de terem sido feitos de adobe. Mais tarde foram revestidas com estuque e pedra, tendo sido acrescentado um friso adornado por relevos com motivos geométricos. Foram construídas como base para um templo que se situava na plataforma.

Pirâmide de sol

Trata-se da maior das pirâmides da cidade. A sua estrutura é a mais volumosa de todo o recinto e é também a segunda em tamanho de todo o México, apenas superada pela Pirâmide de Tepanapa de Cholula. Está orientada para o ponto exacto onde o Sol se põe. Tem 65 m de altura e no vértice superior existiu um templo. O seu núcleo é de adobe e era totalmente revestida de estuque pintado. Estudos e escavações levados a cabo em 1971, conduziram à descoberta de uma gruta sob a pirâmide. A partir desta gruta e através de quatro portas dispostas como pétalas de uma flor, tem-se acesso a outras tantas salas. O acesso à gruta é feito através de um poço com 7 m de altura situado junto às escadas na base da pirâmide.

A Pirâmide da Lua

Ainda que menor que a pirâmide do Sol, os seus vértices encontram-se à mesma cota, pois está construída em terreno mais elevado. Tem uma altura de 45 m. Junto a esta pirâmide foi encontrada uma estátua chamada deusa da Agricultura, que os arqueólogos acreditam ser da época Tolteca primitiva.

Esta pirâmide está situada muito próximo da pirâmide do Sol, fechando o lado norte do recinto da cidade. Desde a sua esplanada inicia-se o percurso pelo eixo principal, a Calçada dos Mortos.

Religião

 Os teoticanos organizaram a sua religião por confrarias. Teotihuacan é a cidade dos deuses e também a cidade dos mortos, aqueles que passam a ser teutl, isto é, heróis divinizados. Por estas razões, ao enterrar aqui pessoas notáveis, supunha-se que estas tinham categoria suficiente para converter-se em teutl; mas para que assim fosse era necessários que fizessem a passagem levando consigo uma máscara, pois os deuses nunca mostram a sua cara, cobrindo-a com uma máscara. Por este motivo os grandes senhores enterrados em Teotihuacan foram sempre providos de máscaras, podendo assim aceder a uma existência heróica além-túmulo.

Importância

O município de san Juan, erguido na antiga capital de Teotihuacan constitui um dos legados. Actualmente muito visitado, como um centro turístico, de pesquisas cientificas e principalmente devido a beleza das grandes pirâmides, das mascaras, em fim desenvolveram uma paisagem urbana impecável. Suas obras públicas incluíam quilómetros de estradas e aquedutos cuidadosamente drenada e aterrada para comportar cerca de 100 pirâmides e torres, constitui um mosaico artístico – cultural para o México em particular e o mundo em geral. Não só, mas também, a arte teotihuacana e Tula influenciaram a cultura maia cujas raízes provem da civilização olmeca (1200-400 a.C.).

A decadência

Segundo Monteiro (2001, p.39), a queda desta civilizacao comecou por cerca do ano 650 a.C. quando o número de habitantes foi diminuindo, devido a factores de ordem social e climática. No séc. VIII encontra-se já no seu ocaso, ainda que o vale não tenha sido abandonado completamente. Não se sabe ao certo a causa da sua decadência e posterior total destruição. Os historiadores pensam que talvez tenha acontecido uma invasão, ou que o solo tenha se esgotado rareando assim os recursos agrícolas ou ainda, que simplesmente tenha havido uma má administração. A verdade é que com o declínio de Teotihuacan, outros centros que dela dependiam cultural e comercialmente entraram também por sua vez em declínio, como Monte Albán.Bibliografia

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SOUSA, Reiner De. História do mundo. 3ª Edição. São Paulo, 2009.

LUCIANO, Gersem dos Santos. O índio brasileiro: O que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília, Edições Mec, 2006.

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