A organização social na Alemanha no século XI

No inicio desse século persistia ainda em certas regiões, principalmente no Noroeste da Alemanha no Saxe, Turinga e, sobretudo na Frísia, uma camada bastante importante de camponeses livres proprietários das suas terras; continuavam a constituir se novos domínios.

Uma parte das possesoes dos senhores feudais era constituída por terá alodiais, desta forma a hierarquia feudal não abrangia todos os representantes da classe dos feudais: alguns proprietários fundiários, pequenos ou médios, detentores de terras alodiais, não tinham senhores. O regime feudal foi definitivamente estabelecido, ao mesmo tempo em que se desenvolviam nos finais do século XI e princípios do século XII, uma luta encarniçada que opunha os imperadores aos Papas, e para a qual todas as classes da sociedade foram arrastadas. Esta rivalidade teve uma seria influencia no desenvolvimento político da Alemanha.

Insurreição no Saxe

 Henrique V (1056-1106) não tinha ainda 6 anos quando morreu seu pai, Henrique III; a aristocracia feudal aproveitou o período de regência para usurpar as terras do domínio real e apoderar-se de outras fontes.

Henrique tinha como objetivo submeter completamente o Saxe. A construção de burgos tinha começado no Saxe; nela deviam participar os proprietários que residiam nas terras da coroa e os camponeses livres detentores de terras alodiais. Foram enviados para estes Burgos destacamentos compostos de ministeriais reais; estes últimos começaram a exigir aos camponeses numerosos pagamentos em gêneros e também serviços.

Acentuou se a exploração dos camponeses fixados nas terras da coroa multiplicou se as corvéias.

Henrique tentou transformar em propriedade do físico as florestas comunitárias que desempenhavam um papel importante na economia camponesa.

Foi por isso que, quando os nobres saxões se sublevaram em consequência das medidas tomadas por Henrique, foram apoiados pelos camponeses livres e mesmo por alguns camponeses dependentes.

A revolta alastrou a toda regia, aos camponeses saxões vieram juntar se os da Turingia, esmagados pelos impostos. O rei teve de fugir; deixou o seu castelo de Harzburg, na Saxônia, que os revoltosos se preparavam para atacar.

Em breve os senhores feudais e camponeses empenhados na revolta se dividiram, voltando-se este último cada vez mais contra os seus senhores. No final de 1075, Henrique tomou a chefia dos exércitos constituídos, na maior parte, por grandes senhores eclesiásticos e laicos da Alemanha e reprimiu a revolta, onde os senhores feudais da Saxônia foram aprisionados e os seus bens confiscados e reconstruídos os castelos reais.

 

Referencias

http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf;

https://core.ac.uk/download/pdf/61434713.pdf;

https://www.marxists.org/portugues/manfred/historia/v01/14.htm.