A expansão portuguesa em Moçambique iniciou no século XV com os primeiros contactos do navegador Vasco de Gama na costa de Inhambane, a 10 de Janeiro de 1498. Vasco de Gama partiu de Lisboa (Portugal) no dia 8 de Julho de 1497. Quando estes pisaram as terras moçambicanas foram bem recebidos pela população de Inhambane e, por essa razão apelidara de Terra de Boa Gente.
O objectivo da coroa portuguesa era de controlar o comércio de especiarias no Oceano Indico e apoderar-se do comércio do ouro do planalto zimbabueano.
Para alcançar este objectivo os portugueses ocuparam a Baía de Sofala em 1505 que era o principal porto de saída de ouro, e depois Kilwa e a Ilha de Moçambique, em 1507. Esta presença portuguesa na região entrou em concorrência com os árabes que já exploravam na região.
A partir de finais do século XVI e ao longo do século XVII a coroa portuguesa tentou conquistar e explorar as minas de ouro das terras dos Mutapas, tendo enviado expedições militares que fracassaram.
A Pilhagem Colonial
A exploração colonial entre os séculos XVI e XVII, favorecia a expansão da burguesia mercantil dos vários países europeus e o desenvolvimento de um comércio desigual e tendo contribuído para o estabelecimento do capitalismo industrial na Europa.
O comércio com os europeus, longe de criar riqueza no seio da aristocracia (chefes) africana, fomentou a desigualdade e criou muita miséria, devido ao seu carácter agressivo. Portanto, esta actividade consistia na transferência de bens e de mão-de-obra de África para as economias europeias através da pilhagem colonial, o comércio colonial, o tráfico de escravos e a prática da pirataria.
As trocas desiguais. Da Europa chegavam à África quinquilharias, bebidas adulteradas, roupas usadas, ferro, tecidos, vidro, missangas, entre outros produtos fora de uso na Europa. De África, os europeus levavam produtos valiosos como, o ouro, marfim e mais tarde os seres humanos (escravos).
Referencias
https://www.fd.unl.pt/Anexos/Investigacao/1731.pdfç
http://www.dacostaex.net/livros/Historia%20de%20Mocambique%201.pdfç
http://cvc.instituto-camoes.pt/hlp/geografia/portuguesmocambique.pdf.