Floresta é uma área com alta densidade de árvores. Segundo alguns dados, as florestas ocupam cerca de 30% da superfície terrestre. As florestas são vitais para a vida do ser humano, devido a muitos fatores principalmente de ordem climática. As florestas podem ser de formação natural ou artificial:

Uma floresta de formação natural é o habitat de muitas espécies de animais e plantas, e a sua biomassa por unidade de área é muito superior se comparado com outros biomas. Além disso, a floresta é uma fonte de riquezas para o homem: fornece madeira, resina, celulose, cortiça, frutos, bagas, é abrigo de caça, protege o solo da erosão, acumula substâncias orgânicas, favorece a piscicultura, cria postos de trabalho, fornece materiais para exportação, melhora a qualidade de vida.

Existem três tipos de florestas que são explicadas abaixo:

Florestas verdes:

Uma floresta de folhas perenes é uma floresta que consiste inteiramente ou principalmente em árvores de folhas perenes que retêm a folhagem verde durante todo o ano.

As florestas verdes são geralmente encontradas em áreas que recebem mais de 200 cm de precipitação e têm uma temperatura de 15 ° C a 30 ° C.

Eles ocupam cerca de sete por cento da superfície da Terra e abrigam mais de metade das plantas e animais do mundo. Eles são encontrados principalmente perto do equador

Essas florestas são densas, cobertas de manto e abrigam muitos tipos de plantas e animais. As árvores em uma floresta perene têm folhas largas que liberam o excesso de água através da transpiração.

Na Índia, florestas verdes são encontradas nos Ghats ocidentais nos estados de Maharashtra, Kerala e Karnataka. Eles também são encontrados em Assam, Arunachal Pradesh, Meghalaya, Nagaland, Tripura, Bengala Ocidental e as Ilhas Andaman e Nicobar.

Florestas decíduas:

As florestas onde a maioria das árvores perdem a sua folhagem no final da típica estação de crescimento são chamadas de florestas decíduas.

As florestas cadentes são encontradas em várias partes do mundo, incluindo América do Norte, Europa, Nova Zelândia, Austrália e Ásia. Essas florestas passam por muitas mudanças sazonais e são especialmente adaptadas para suportar essas mudanças ambientais ao longo do ano.

As árvores encontradas em uma floresta decídua variam de acordo com a região, mas geralmente incluem espécies como carvalho, faia, noz, maple, castanha e ninhada. As florestas cadentes crescem em áreas onde a precipitação é suficiente para suportar o crescimento da árvore.

As florestas cadáveres são bem adequadas para lidar com temperaturas extremas.Depois de perder as folhas no inverno, as árvores entram em um período de dormência até o tempo mais quente retornar e a estação de crescimento está novamente em andamento.

Florestas de coníferas:

As florestas de coníferas são constituídas principalmente por árvores com cone ou coníferas, como abetos, cadáveres, pinheiros e abetos. As folhas dessas árvores são pequenas ou agulhas ou escamas e a maioria fica verde durante todo o ano.

As florestas de coníferas são encontradas principalmente no hemisfério norte, embora algumas sejam encontradas no hemisfério sul.

As árvores de coníferas prosperam onde os verões são curtos e frescos e os invernos são longos e duros. As folhas semelhantes a agulhas têm um revestimento exterior ceroso que evita a perda de água no clima gelado e os ramos são macios e flexíveis e, geralmente, apontam para baixo, de modo que a neve desliza para fora deles.

As florestas tropicais de coníferas temperadas sustentam os mais altos níveis de biomassa em qualquer ecossistema terrestre e são notáveis por árvores de proporções maciças conforme a influência da vegetação e do relevo.