Geologia de Moçambique

Geologia  – é a ciência físico geográfico que tem como objecto de estudo a origem, evolução e estrutura da crusta terrestre.

Estrutura geográfica de Moçambique

A geologia de Moçambique está bastante ligada a geologia da África em geral e da África Austral em particular sendo semelhante a dos países vizinhos.

A historia da evolução da crusta terrestre de Moçambique é bastante longa tendo iniciado entre (3500-2800 milhões de anos).

A estrutura actual da geologia de Moçambique resultou da conjugação entre os processos e fenómenos endógenos (magmatismo, matomofismo, tectonismo e vulcanismo) e de pressões Exógenos como (meteorização e a segmentação) tendo-se seguido uma serie de deformações e consequentemente consolidação da crusta terrestre.

Unidades geológicas de Moçambique

Do ponto de vista biológico Moçambique apresenta duas grandes unidades: Pré-câmbrico que se subdivide em superior e inferior e ofanarosoico que apresenta as seguintes subdivisões: coroa, jurássico equaternário.

Precambuio – representa as terrenos mais antigos de Moçambique, sendo marcada por processos endógenos como os dobramentos, o magmatismo, metamorfismo e processos exógenos como a meteorização, denotação e segmentação. Urgiram os principais complexos montanhosos de Moçambique como o Cartão Rodesiano no pré-câmbrico inferior de que fazem parte o sistema de Manica.

Pré-câmbrico – constitui o maior enbazamento rochoso de Moçambique ocupando  do território