A zona intertropical compreende uma superfície terrestre vasta limitada pelos trópicos de Câncer (a norte) e de Capricórnio (a sul). Trata-se de uma zona onde ocorrem climas quentes com temperaturas médias mensais superiores a 200c, como o equatorial, o tropical e o desértico quente.

As regiões de clima equatorial

O clima equatorial predomina numa faixa que envolve a linha do equador (50N e 100S) abrangendo as grandes bacias dos rios Amazonas e Congo, a zona costeira do Golfo da Guine e a Península de Alasca e a Indonésia.

Características

Elevadas temperaturas medias anuais, pequenas amplitudes térmicas anuais, chuvas abundantes ao longo do ano que é quente e húmida.

Na vegetação predomina a floresta equatorial ou virgem. É uma floresta muito densa, com mais de três estratos vegetais (herbáceo, arbustivo, arbóreo médio e superior) e onde as arvores atingem 30 a 60 metros de altura. Aqui encontram-se as lianas e as epifitas que se entrelaçam e se enrolam as árvores, onde predomina a sombra e a movimentação é difícil.

Em relação a fauna, predominam animais de pequeno porte, insectos, aves (algumas de rara beleza), repteis, morcegos, macacos e nos rios os crocodilos.

As regiões de clima tropical

O clima tropical rodeia a faixa de clima equatorial, abrangendo extensas áreas na superfície terrestre.

Características das regiões de clima tropical

Caracteriza-se por temperaturas elevadas durante todo o ano, pequenas amplitudes térmicas anuais, embora maiores do que as do clima equatorial, chuvas abundantes, mas concentradas numa só época.

Apresenta duas estações distintas: uma húmida e pluviosa e outra seca e mais fresca. Distinguem-se diferentes formações vegetais, tais como a floresta tropical, savanas (herbácea, arbustiva e arbórea), floresta-galeria (que se forma ao longo das margens dos rios) e estepe (onde a secura é mais acentuada).

Quanto a fauna: encontram-se herbívoros (elefantes, búfalos, zebras, antílopes, gazelas), carnívoros (leões, leopardos, chacais), repteis, insectos e aves (especialmente corredoras, como a avestruz).

As regiões de clima desértico quente

Geralmente, as regiões atravessadas pelos trópicos são muito quentes e secas.

O clima desértico distribui-se entre o sudoeste dos EUA, Arábia, interior da Austrália, sudoeste da África do sul, litoral do Peru e Chile.

Características das regiões de clima desértico quente

Caracteriza-se por elevadas temperaturas, elevadas medias mensais e anuais, ventos fortes, chuvas raras e irregulares, amplitudes térmicas diurnas elevadíssimas e variação brusca da temperatura (de dia pode atingir 500C e à noite valores negativos).

Devido a escassez de chuva, a cobertura vegetal é muito rara, predomina a vegetação com características xerófilas (por exemplo, cactos). Onde a água aflora quase a superfície formam-se oásis e neles desenvolve-se a vegetação.

Os animais que aparecem nos desertos adaptam-se a este ambiente de escassez de água. É o caso de camelos, pássaros, repteis, roedores.