A erosão é um processo que faz com que as partículas do solo sejam desprendidas e transportadas pela água, vento ou pelas atividades do homem. A erosão faz com que apareçam no terreno atingido, sulcos, que são pequenos canais com profundidade de até 10 cm, ravinas, que têm profundidade de até 50 cm ou voçorocas, que possuem mais de 50 cm de profundidade.

Causas da erosão

o desmatamento (desflorestação) desprotege o solo da chuva.

a construção de casas em lugares inadequadas, além de desflorestar, provocam a erosão acelerada devido ao declive do terreno.

as técnicas agrícolas inadequadas, quando se promovem desflorestações extensivas para dar lugar a áreas plantadas.

a ocupação do solo, impedindo grandes áreas de terrenos de cumprirem o seu papel de absorvedor de águas e aumentando, com isso, a potencialidade do transporte de materiais, devido ao escoamento superficial.

a mudança de temperatura brusca (do calor para o frio) faz a o solo aumenta e diminui assim ele sofre erosão

Consequências da erosão

As consequências da erosão consistem na perda da produção de alimentos, a diminuição da qualidade da água e a destruição de ecossistemas. O solo perde as suas propriedades nutritivas, impossibilitando o crescimento de vegetação no terreno atingido e causando sério desequilíbrio ecológico e grandes perdas econômicas e sociais como, o fechamento de estradas, ferrovias e outras vias de transporte.