Meio urbano

Conjunto de regiões ou zonas com atividades diversas (pequenas e médias indústrias, comércio e serviços), nas quais se assentam povos, aldeias, pequenas cidades e centros regionais, espaços naturais e cultivados”

Densidade da população, a extensão geográfica e o desenvolvimento de infra-estruturas são pilares na delimitação deste tipo de zonas.

o custo de vida é mais caro, menor presença de emprego no sector primário , desenvolvimento do sector secundário (industrial) e terciário (serviços).

Oferecem uma maior gama de recursos para a sobrevivência das pessoas.

De acordo com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) em 2008, a população mundial terá sido de 50% em população rural e de 50% em população urbana, ano a partir do qual se tem vindo a registar uma ocupação cada vez maior das cidades (Êxodo rural).

Meio rural

Está cada vez mais marcado por uma multiplicidade de atividades, de modo que os agricultores familiares produzem suas rendas a partir do que se chama de pluriatividades, ou seja, a conjugação de atividades agrícolas e não agrícolas.

População Rural

São todos os tipos de população localizados em zonas não urbanizadas que se dedicam à produção primária, seja de produtos agrícolas como de produtos pecuários.

Estão ligadas de maneira mais direta a um estilo de vida relacionado com a natureza . Ligadas de grande modo à religião, supertição, à importância da família, do folclore tipo típico de cada zona, etc